quinta-feira, 1 de outubro de 2009

5 MESES DO ACIDENTE...

Hoje completam-se 5 meses do acidente do Jorge. Damos graças a Deus, pois ele continua avançando. Ele tem feito muitas conquistas ao longo deste último mês e muitas coisas já consegue fazer sozinho, com a devida orientação e acompanhamento. Ele já demonstra, eventualmente, algumas iniciativas como pedir para "tomar um ar", dizer que está com fome e pedir para ir ao banheiro. Amados amigos e familiares, o Jorge continua lutando, nós continuamos clamando!
Sabemos que tudo que o Kiki já conquistou até aqui representa muito no quadro dele; porém, em nossos corações, passam os mais variados sentimentos. Ora vibramos, ora nos desesperamos, ora nos alegramos, ora desanimamos... Gostaria de compartilhar com vocês, abaixo, a tentativa de colocar todos estes sentimentos em palavras:

PENSANDO NO KIKI, ABRINDO O CORAÇÃO

Os dias vêm e vão, com todos os seus horários e compromissos,
Absurdamente seguem...
Como se tudo continuasse normal.
É o fluxo natural e... cruel da vida.

Acontece que num dia de muita alegria
O improvável destino, sempre incerto, tantas vezes inconveniente,
Entrou como um intruso e nos tirou o chão...
Veio com tudo e trouxe o medo, a angústia, a dor, a incerteza,
A impotência diante dos acontecimentos...

Não, o destino não ceifou sua vida.
Ele continua presente, continua entre nós,
Mas dolorosamente ainda tão ausente...
Estranho estar com ele e sentir tanta saudade dele!

Vê-lo e não sentir o seu verdadeiro olhar...
Estar ao seu lado e não sentir a sua sempre agradável companhia...
Ele, que não economizava carinhos,
Não titubeava diante de uma oportunidade de dizer o quanto amava cada um,
vibrava ao estar rodeado dos amigos e da família.

Perguntar “porque” é inevitável,
Perguntar “para que” é difícil, pois
Humanamente, não conseguimos nem considerar uma resposta cabível.
E o exercício de confiar e esperar em Deus se faz necessário...

Ah, Senhor, perdoa-me pelas tantas vezes em que perco a fé
E fico te dizendo que ele não merecia essa sorte,
Argumento contigo que ele amava a vida, que ele precisa de uma nova chance e insisto te pedindo que afaste dele o cálice das sequelas...
Mas como preciso ser forte para considerar que a minha vontade pode não ser a Tua vontade...

Quero pensar e falar como Jó, que disse:
“Acaso aceitaremos o bem do Senhor e não o mal?”
Afinal, a vida até aqui vinha sendo, basicamente, perfeita.
Estaremos preparados para enfrentar tão triste provação?

Ah, Senhor, quão frágeis somos!
Ao mesmo tempo, somos uma máquina complexa que,
Apesar de todos os recursos da era pós-moderna em que vivemos,
Não temos solução para um cérebro machucado.
Tão avançados e inteligentes e tão limitados...

Sim, temos o nome completo do problema,
Rebuscado, explicativo e técnico:
Lesão Axonal Difusa!
“O que você pode fazer, doutor?” “Só esperar...”
“O que a medicina oferece nestes casos?”
A resposta é sem delongas: “Nada.”

Tão avançados e inteligentes e...
tão limitados diante da complexidade da Tua criação!
“E agora?” perguntamos.
“E amanhã?” “E depois?”
Perdemos a ilusão de estar no controle.
Ganhamos a oportunidade de Te buscar, de confiar
e nos fortalecermos em Ti.

Só mesmo em Ti conseguiremos renovar nossas forças,
Diante da saudade, da tristeza de vê-lo tão... “não ele”,
Da tragédia de tempo indeterminado;
Precisamos da Tua misericórdia e da Tua compaixão, Senhor!

Na esperança de que tudo isso um dia vai passar,
Que um dia estarei junto com ele na Tua presença, Senhor,
E ele terá, então, um novo cérebro,
Por enquanto, parafraseio a oração de Habacuque, dizendo:

Mesmo o Kiki não voltando plenamente
E não havendo recursos na medicina para ajudá-lo.
Mesmo falhando todos os nossos esforços
E a dita “neuroplasticidade” não fazendo a sua parte a contento,
Ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei
No Deus da minha salvação.

E, em Deus, nosso amor será suficiente,
E Ele nos dará a paz que excede todo o entendimento,
E seremos capazes de suportar tudo isso junto com o Kiki,
Não importando até onde ele chegará...

Te amo muito, meu irmão querido!
Sempre contigo,

Dê.

13 comentários:

  1. Mesmo sem conhecê-los compartilho com a dor que estão passando a alguns meses. Quando estava procurando entender um pouco mais sobre" LESÃO AXONAL DIFUSA" encontrei este blog e venho me identificando um pouco com tudo que estão passando , pois minha filha a exatamente 10 meses passa por uma situação parecida, também sofreu um acidente grave que a deixou com dependência total, mas aprendi a dar muito valor a palavra "AINDA" , pois é assim que sinto ...ela AINDA depende de nós, mas tenho muita fé e sei que tudo irá passar...como não sabemos este tal "tempo" para recuperar, tentamos viver um dia de cada vez. Agradecendo por termos tido a oportunidade de estarmos lutando dia a dia e aprendendo com a luta deles. Tenho a certeza que vamos alcançar nosso desejo..que é único ..a recuperação total dos nossos "anjos". É o que realmente desejo ,mesmo não os conhecendo tenham a certeza que torço muito por vocês...A unica certeza que tenho é que é um aprendizado diário..Fiquem com Deus e boa sorte!!!!

    ResponderExcluir
  2. Dê! Que lindas palavras, emocionantes e reveladoras de um sentimento exato, não sabemos do futuro, mas temos fé no Cara lá de cima, cada progresso do Jorge tem a presença Dele e isso fortalece nossa fé, nossa força, nossa esperança.
    Que Deus continue te abençoando, cunha, as saudades são enormes, mas não superam o tamanho da minha fé de que "voltarás" para sua vida logo, logo!!!

    ResponderExcluir
  3. DE

    Que lindo!!!

    E tenho certeza que o KIKI um dia vai ler e vai ver como ele tem sorte em ter uma irma como tu. E eu tenho sorte de ter uma prima. Beijos

    FRED

    ResponderExcluir
  4. Querida Denise,

    Parabéns pelas suas palavras e a coragem erguida para salvar o seu irmao, estamos todos com voces, orando e pedindo a Deus que a cada passo o Kiki tenha a evoluçao desejada.

    Lindo!

    Kelly Leboff e familia

    ResponderExcluir
  5. Dê!
    Que linda essa oração! Palavras que expressam exatamente o que o coração fala!
    Bjão!

    ResponderExcluir
  6. Mesmo sem conhecê-los admiro muito a grande Família!
    Conheci seu blog quando estava pesquisando sobre a lesão axonal difusa, pois tenho um primo que sofreu um acidente de moto, caso muito parecido com o do Kiki. A esperança e a confiança que vcs depositam em Deus e principalmente a luta constante da família me fez ver que tudo é possível quando acreditamos..tenho certeza que sairemos vencedores dessa batalha e assim como o Jorge meu primo tb irá superar tudo isso!

    ResponderExcluir
  7. Mais uma prova que somos uma única familia para o Criador. Enfrentamentos diários parecidos, mesmo sem nunca estarmos perto... Que Deus ilumine sempre, cuidadores e cuidados, que tenhamos força e saude para ajudar quanto for preciso e paciência para saber aguardar o momento certo das coisas darem "certo".

    ResponderExcluir
  8. olá!meu nome é ana, tenho 25 anos, estou grávida de gêmeas(8 meses), meu marido sofreu um acideente dia 22 de agosto, e foi diagnosticado a mesma lesão(lesão axonal difusa),ele apresenta respostas a estímulos, mas continua inconsciente.Fiquei feliz por ler estes depoimentos, e sei q o caminho será longo, mas confio em Deus e em meu marido.Um forte abraço e muita força p nossas famílias. titaupf@bol.com.br

    ResponderExcluir
  9. mara diz ; oi, sei exatamente o que vc postou aqui, seu sentimento, meu marido teve o mesmo tipo de lesão que ele, só que o acidente foi de bike, a chance de sobrevivencia era de 1% e em estado vegetativo,ja se passaram 4 meses, e ele faz tudo sozinho e até esta meio de alta do neurologista, so volta daqui a 6 meses, ainda não sente uma parte da pena esquerda e sua visão é dupla, mas tem horas que eu não o reconheço, e isto está sendo muito dificil pra mim, fui diagnosticada com depressão e o medico disse que isso ja era previsto, ele tem algumas limitações, mas o que me deixa angustiada é não saber se isso vai passar...e como vai me trazer de volta o meu marido por inteiro
    parabens pela sua coragem e dedicação e sucesso na recuperação do Jorge

    ResponderExcluir
  10. Meus amigos Virginia,Jorge,Murilo,Jo,D.Vera e Grande Família
    Continuamos orando pela recuperação do Jorge, e pedindo que Deus transborde seus corações com sua glória,e continuem firmes com fé inabalável que o caminho será percorrido,com seu auxilio e luz
    Força,saudades...
    Família Vargas
    Cristina,Daniel,Pedro e Gabriel

    ResponderExcluir
  11. Queridos.
    Soube pela LENA, do Jorge Henrique e quero repartir o que a vida me ensinou nesses mais de 30 anos de convívio com situações delicadas, parecidas essa e, principalmente, o que aprendi nesses últimos 11 anos de convívio com pessoas com limitações ou com necessidades especiais.

    Jorge Henrique. Se o Senhor te puser diante de um Golias, vai te dar um Médico que te será por Davi. E, se for da Sua vontade, vai chegar o dia em que esse médico dirá:

    “JORGE HENRIQUE, MEU CARO, SAÍSTES BEM DESTA. “

    Oramos por esse dia.
    Atenante Normann

    ResponderExcluir
  12. O caminho é longo mas as "pequenas"demonstrações de melhora nos dão esperança para continuarmos acreditando no melhor.
    Grande Família:continuem amorosos!
    Jorge, continue corajoso!
    Feliz Aniversário!
    Um forte abraço.
    Maria Luiza Medeiros

    ResponderExcluir