domingo, 5 de janeiro de 2014

Jorge Metzler e Michael Schumacher

Acompanhando o drama de Michael Schumacher, passa um filme em minha cabeça e lembro do drama que vivemos junto ao Jorge, meu querido irmão...

O Jorge também ficou em coma induzido, não precisou de cirurgia e, dadas as condições ideais, recuperou-se de todas as suas lesões por conta própria. Maravilha! Depois que ele se estabilizou, o neurologista decidiu tirá-lo da sedação e, então, a expectativa era de vê-lo acordar. Passado um prazo hábil, ele não acordou e então, a suspeita pior > a possibilidade de uma lesão cerebral maior. "Vamos fazer uma Ressonância". O resultado veio com nome e sobrenome > Lesão Axonal Difusa (grau 1, com pequena sombra no tronco cerebral o que, para alguns médicos, já seria grau 2, sendo grau 3 o mais grave). Parte mais atingida? Lobo frontal direito. O que isso afeta? É a área de organização, do pensamento, da memória, a parte cognitiva...

Conclusão: o Jorge sobreviveu, teve que reaprender tudo desde o simples ato de engolir e não se engasgar, recuperou praticamente 100% a parte física (o caminhar dele é um pouquinho trôpego), sua fala tem melhorado muito com o tempo, mas...

A vida dele mudou completamente! Tornou-se um adulto que depende de orientação, de atenção, de alguém constantemente organizando a vida, o dia, a rotina dele. Também, perdeu sua vida profissional, seu casamento acabou e recebe visitas esporádicas dos seus filhos... as quais, por sinal, o deixam muito feliz!!! Sua vida, hoje, é uma rotina de atividades que visam estimulá-lo das mais variadas formas, rotina essa orquestrada e viabilizada pelos nossos pais. Os amigos? Também sumiram...

Mas, voltando novamente ao Schumacher, me pergunto que tamanho terá a tragédia dele? O quanto tudo isso afetará sua vida como um todo, se ele vier a sobreviver? Porque, assim como o Jorge nesse estágio, ele ainda luta por sua vida! Será que todo o dinheiro que ele tem será suficiente para que as pessoas, que hoje pertencem à sua vida, não o abandonem? Qual tragédia será a maior, a física ou a humana? Digo isso porque, entre outras coisas, após dois anos do acidente do Jorge, chegou ao nosso conhecimento a declaração escrita de alguém muito próximo a ele, que dizia "a verdade é que o Jorge faleceu há dois anos atrás e ponto final!" Sim, chamo isso de tragédia humana, quando uma pessoa que não está mais apta a servir, não serve mais, é considerada morta, sem aspas!

Enfim, faço essa reflexão, pois o mundo está vendo essa grande tragédia do Schumacher e eu, Denise, e toda a minha família, acompanhamos todo um desencadear de tragédias na vida do Jorge ao longo destes quase cinco anos. Assisto às notícias, reflito e pergunto mentalmente: Schumacher, será esse acidente apenas o início de sua tragédia?

Contudo, para terminar, quero compartilhar que, dentro do seu quadro, o Jorge está indo muito bem. Alguns sustos, às vezes, acontecem; dificuldades existem, afinal, o temperamento de uma pessoa com lesão cerebral fica alterado e o humor muda muito rapidamente. Por outro lado, ele ajuda em muitas coisas e se faz útil de diversas formas. Enfim, o Jorge, apesar de ter sido declarado morto (Nunca pelos médicos!), está bem vivo e continua na luta!





6 comentários:

  1. Marcus Eduardo Metzler10 de janeiro de 2014 às 12:32

    Existe uma frase que diz "QUANDO ACHAMOS QUE TEMOS TODAS AS RESPOSTA VEM A VIDA E MUDA TODAS AS PERGUNTAS" é,muitas vezes a vida não é fácil,mas fazer oq,estamos aqui e vivos,e graças a Deus o Jorge,meu irmão esta muito vivo,tenho certeza que ele tem muito presente o sentimento de gratidão por aqueles que sempre estiveram e estão junto dele nessa luta (pais,irmãos,sobrinhos e filhos),uma luta que sera pra vida toda.Ter uma familia assim com esse amor incondicional é a maior riqueza que um ser humano pode ter.

    ResponderExcluir
  2. Não via o Jorge desde 1982, e fiquei muito feliz ao ver que lembrava de mim... sempre com um grande sorriso, um grande abraço, comunicativo, simpático, o mesmo Jorge das minhas lembranças, com suas limitações, é claro! Salve Jorge!!!

    ResponderExcluir
  3. Kiki querido! Fiquei muito feliz com a tua visita aqui em são Paulo, junto com o pai e a mãe. Foram dias maravilhosos de muita curtição e alegria!! Fiquei muito contente em poder ver de perto tuas conquistas, que agora, talvez, se percam no cotidiano por serem um tanto sutis perto de tantas outras que já fez nesta tua caminhada, mas nem por isso são menos importantes. Tua companhia, tua parceria, sempre preocupado em ajudar e sua autonomia que pouco a pouco tu vens conquistando me alegraram demais. Neste tempo juntos, também pude testemunhar mais uma vez algo que não é novidade para ninguém, mas que não tem como não se admirar. NOSSOS PAIS!! Quanta dedicação no teu cuidado, é um comprometimento repleto de amor e carinho contigo!! Eles são grandes exemplos!! Um beijo enorme!!

    ResponderExcluir
  4. Adorei este texto porque ele reflete bem o impacto imediato que o acidente teve na vida do Jorge mas principalmente as mudanças que ocorreram a partir disto. Para aqueles que amam de verdade o que importa mesmo é a a vida dele, é ele estar presente, é ter sobrevivido à tragédia. Os pais e uma família unida nunca abandonam, nunca deixam de ter fé e esperança mas acima de tudo nunca deixam de amar. Os outros? Bem, os outros só passam.

    ResponderExcluir
  5. Graças a Deus o Kiki tem pais e irmãos maravilhosos!!!

    ResponderExcluir
  6. Denise, thank you for sharing your family's difficult journey in such a heartfelt and eloquent manner. You are an amazing writer, and are able to transmit beautifully both the amazing love as well as the tragic experiences your family has experienced since Kiki's accident. Kiki's and your family's story/journey could give hope and counsel to others who may be going thru this same experience....you should write a book!

    ResponderExcluir