domingo, 28 de junho de 2009

Negociando copos com peruanos!

Jorge é vitorioso a cada dia, então curtam mais essa conquista enviada pelo amigo Lucas que registrou esse momento divertido da viagem ao Peru em abril/09 .

sábado, 27 de junho de 2009

Começa A Fase 3!!!

É com muita alegria que participamos a vocês que o Kiki já está em casa! Ontem à tarde ele saiu do hospital e chegou em casa por volta das 16:00 horas.
Quando o pai e a mãe chegaram com ele, a Virgínia veio ao encontro e abriu a porta do carro e disse: "Que bom, Gordo, tu chegou em casa!" E ele abriu um sorriso!
Estamos todos alegres e animados com a "fase 3". Continuem nos acompanhando em oração, pois ainda há "muito chão pela frente". Alguns sets importantes desse jogo foram ganhos pela graça de Deus, mas queremos chegar no final vendo o Kiki conquistando o match point!!!
Somos muito gratos a Deus pelo carinho e cuidado que o Jorge recebeu no Hospital Moinhos de Vento, desde o tempo que ele passou no CTI e também todo esse tempo em que esteve no quarto. Não queremos correr o risco de esquecer alguém nessa expressão de nossa gratidão. De todos os médicos que acompanharam o Jorge até aqui, queremos citar nossa especial gratidão e reconhecimento à dedicação do Dr. Jorge Bizzi, Dr. Eubrando e Dr. Brodt. Em todo esse tempo, pudemos sentir da parte de vocês o equilíbrio do profissionalismo e a competência no cuidado com o Jorge, e o respeito e carinho com toda a nossa família. Muitas vezes as notícias não eram fáceis de assimilar, mas agradecemos poder ouvi-las de médicos que se tornaram amigos. Nosso abraço carinhoso também vai para a equipe de enfermagem do C1, cujos profissionais foram de extrema dedicação e vibraram conosco em cada etapa vencida. Em especial citamos as técnicas Ariane, Regiane, Carmem, Josiane, Cândida, Angelita e todas as outras que não sabemos o nome mas que igualmente cuidaram do Jorge com toda competência e carinho. Aos fisioterapeutas Clarissa, Vinicius e Anderson e à fonoaudióloga Camila também nossa gratidão. A todos os demais profissionais, sintam-se abraçados e reconhecidos por nós! Que Deus abençoe a todos em suas atividades e que Ele os fortaleça diariamente nesse trabalho privilegiado de cuidar de vidas e, dizendo isso, incluímos não só as vidas dos pacientes mas também de seus familiares. Nós, familiares do Jorge, ao vê-los cuidando do Jorge, nos sentimos muito bem cuidados por todos vocês!
Também não podemos deixar de agradecer amigos (ou seriam anjos??) que estiveram se revezando conosco nas noites com o Jorge no hospital. A vocês, Ferrugem, Fernando, Neudi e Gregório, muito, muito obrigado!
Pra terminar, compartilho com vocês, amigos e familiares queridos que estiveram e continuam conosco nesses momentos difíceis, uma frase que me foi dita por uma amiga muito amada:
"Na alegria os "amigos" nos conhecem; na tristeza nós conhecemos os verdadeiros AMIGOS!"
Até breve! Esperamos logo postar boas notícias da adaptação do Jorge em casa!

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Notícias em 19/06!

Queridos todos que nos acompanham na recuperação do Jorge, do Kiki!
Hoje já se completam 50 dias desde o seu acidente. Na última vez que postamos, foi com muita alegria que compartilhamos alguns primeiros passos e a boa reação ao ser alimentado.
Nos últimos dois ou três dias, estivemos nos sentindo bastante desanimados, pois parecia que o Kiki estava resistindo de continuar avançando. Estava se negando de "caminhar", não queria mais comer... Nessa hora, pode ser que não verbalizemos, mas o medo toma conta, dá aquele nó no estômago diante da incerteza, diante das inúmeras possibilidades, enfim. A verdade é que nessa hora, mais uma vez a fé se renova e buscamos a Deus com mais força, com mais entrega.
HOJE, para glória de Deus, pela primeira vez (claramente!), o Kiki mostrou sinais de conexão. Para ser mais exata, o pai perguntou alguma coisa pra ele e ele fez negativo com o dedo indicador e depois, diante de outra pergunta, ele fez afirmativo mexendo o dedo indicador para cima e para baixo!!! E isso se repetiu inúmeras vezes! Diante disso, o pai combinou com ele que hoje ele iria fazer direitinho o exercício de caminhada e assim aconteceu! Estamos todos muito emocionados e com o ânimo renovado! Ah, e ele tá dando muito beijo!!! Pois é, é só encostar a bochecha nele e ele dá um beijo bem estalado! Ontem ele beijou muito a Virgínia!
Agradecemos a todos vocês que tem "se alegrado quando nos alegramos e chorado quando choramos"!
Tentando ilustrar o que está acontecendo, o pai tinha dito que o Kiki está fazendo uma viagem longa e está indo a pé... Bom, quem sabe agora ele já achou uma bicicleta pelo caminho!!!
Queridos, o avanço é lento para nossa expectativa, mas muitos profissionais da área estão bastante surpresos com a recuperação do Kiki. Alegrem-se conosco!
Esperamos poder continuar contando com as orações de todos vocês!

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Nosso amado filho Jorge Henrique!

Já se completam 40 dias desde o teu trágico acidente... Naquela noite íamos recebendo todas as notícias como se cada uma estivesse esmagando nossos corações. No Hospital Cristo Redentor soubemos através do Dr. Pio que deveríamos estar preparados para o pior. Tu estavas muito machucado e o quadro era muito grave. Ouvimos tantos termos assustadores, filho, e assimilar tudo o que eles representavam era inimaginável para nós: hemorragia no fígado, lesão nos dois pulmões, no pulmão direito sendo muito grave, várias fraturas, inclusive cranianas, lesão cerebral,.... As orações, o carinho e o amor de muitos, a confiança em Deus, nos médicos e na tua vontade de viver e vencer era tudo o que tínhamos naquele momento e nos agarramos a cada esperança e a cada vitória que tiveste desde então com todas as nossas forças!
Depois das horas mais críticas, tu foste transferido para o Hospital Moinhos de Vento onde temos te acompanhado e estado do teu lado diuturnamente. Temos acompanhado e testemunhado cada vitória tua, cada passo que tu dás em direção à vida; temos te visto renascer, filho!
Difícil não nos reportarmos ao passado, 43 anos atrás quando, neste mesmo hospital, recebíamos mais um bebê em nossos braços. Aqui mesmo, filho, tu deste teus primeiros suspiros, nós ouvimos teus primeiros choros e daqui saímos felizes e realizados com mais esse importante membro em nossa pequena família!
Filho querido, queremos mais uma vez sair deste hospital junto contigo para a vida. Hoje nossa família é muito maior, mas tu continuas sendo um membro muito importante dela. Hoje, além de nós, teus irmãos, sobrinhos, tua esposa e teus filhos te esperam e desejam continuar usufruindo do teu amor e de tua doce e alegre companhia.
Poder ver teus primeiros passos hoje sufocou nossos corações de tanta emoção e nos encheu muito mais de esperança e da certeza que essa será mais uma caminhada vitoriosa em tua história. Filho, estaremos contigo, sempre! Com todo nosso amor,
Pai e Mãe!

Notícias Boas em 10/06!

Nos alegramos em poder compartilhar alguns PASSOS de vitória. Sim, passos!!! Hoje o Jorge conseguiu dar alguns passos ao redor da cama, com dois apoios por enquanto; no caso, a fisioterapeuta Clarissa e o pai! Mas o entusiasmo da Clarissa ao constatar como ele respondeu foi contagiante! E acho que nem preciso mencionar o entusiasmo e a emoção do pai! Obrigada, Senhor!
Também, ontem, a fonoaudióloga Camila começou a alimentá-lo via oral e também se alegrou com a boa deglutição que ele está apresentando. Esse "treinamento" deve se repetir diariamente agora, até que ele esteja pronto para se alimentar normalmente. Obrigada, Senhor!
Temos observado e sentido o Kiki mais presente, com mais expressões faciais, parece que sua conexão está acontecendo. Continuem orando junto conosco para que nossos sentimentos se confirmem. Obrigada, Senhor, por tudo que tu tens feito e tudo que ainda irás fazer!
"Porque em nós não há força para resistirmos a essa grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que fazer; porém os nossos olhos estão postos em ti." (2Cr 20:12)

sábado, 6 de junho de 2009

OBRIGADA!!

Obrigada a todos que tem nos apoiado, nos confortado, seja pessoalmente, via blog, telefone ou em oração. São dias de muita luta, de sofrimento, de angústia, mas, também, de fé e de esperança, sem essas, realmente, seria impossível superar a falta que Jorge nos faz, na nossa casa, comigo e com as crianças, na família, na empresa, para os amigos...
Sempre que posso leio os recados postados aqui no blog e é difícil evitar as lágrimas que se confundem com emoção, saudade, gratidão.
Meu amor, obrigada por não te entregar e lutar sempre, desistir jamais!! Essa é mais uma batalha na nossa história que com a benção de Deus será VITORIOSA!!

Te amo e a tua força me renova a cada dia.
Virgínia

Notícias 06/06

Mais um passo adiante foi dado, Jorge se despediu da traqueostomia, a cânula foi retirada com sucesso e respira normalmente. Hoje, utiliza apenas a sonda nasoentérica para alimentar-se, mas na próxima semana, Jorge será avaliado pela fonoaudiologia no que se refere a deglutição e mastigação, a fim de inciar alimentação via oral o mais breve possível. No mais, continua ativo, firme e cada vez mais forte, mostrando o guerreiro que é! Obrigada, Senhor, pela melhora constante do Kiki.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Notícias 04/06

A melhora continua. Cada dia Jorge está mais ativo, mostrando novos gestos como coçar a cabeça, passar a mão no rosto e o preferido: cruzar e descruzar a perna direita. Nos últimos dias foi fechada a saída de ar da traqueostomia para ver a resposta de Jorge ao voltar respirar pelo nariz e está respondendo normalmente, o que possibilita, em breve, a retirada definitiva da traqueo. Estamos felizes com o progresso e esperamos que, logo, Deus nos abençoe com o despertar do Kiki para a vida!

OLHAR PARA CIMA

"Certa vez, um jovem marinheiro teve que subir no mastro durante uma tempestade.
As ondas levantavam o barco para alturas estonteantes e logo em seguida jogavam-o para profundezas abismais.
O jovem marujo começou a sentir vertigem e estava quase caindo e o capitão gritou: "Moço, olhe para cima!"
De maneira decidida, o marinheiro desviou o olhar das ondas ameaçadoras e olhou para cima. Ele conseguiu subir com segurança e executar a sua tarefa.
Quando os dias de tribulação resolvem a nossa vida, quando as tempestades nos confundem, perdemos o equilíbrio e somos ameaçados de despencar.
Entretanto, se desviarmos nosso olhar dos perigos e olharmos para o Ajudador, se buscarmos a face do Senhor em oração e agarrarmos a sua poderosa mão, nosso coração se aquietará, receberemos força e paz para podermos executar as nossas tarefas em meio a tempestades e, finalmente, sermos vitoriosos"

autor desconhecido

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Notícias 01/06

Hoje completa-se um mês do acidente e as saudades do convívio são enormes. Para nós, amigos e familiares, longos dias de espera e ansiedade, para Jorge o tempo mínimo necessário para seu corpo mostrar sinais de recuperação. Lembramos que Jorge foi um politraumatizado e todo seu organismo teve que se dedicar a curar várias partes do corpo ao mesmo tempo, o que gerou grande gasto energético e tornou mais lento o processo.
Nessa primeira semana no quarto, Jorge realizou um eletroencefalograma onde se pode constatar que a atividade cerebral está lenta, como se ele estivesse num sono profundo, o que condiz com o fato de não conseguirmos uma comunicação com ele até o momento. Daqui umas 3-4 semanas outra será realizada e, então, será comparada com a atual para verificar o progresso.
Contudo, os médicos, juntamente com familiares, observaram uma boa melhora com relação a atividade motora, Jorge está mais ativo, a perna direita não pára um instante e adora cruzá-la, a esquerda ainda meio preguiçosa, braços já querem buscar a sonda q está no nariz, como quem diz: "isso me incomoda", firma bem a cabeça ao estar sentado e isso é muito importante para logo que ele ligar o "disjuntor" não demorar muito a voltar a caminhar.
Estamos felizes com a evolução do nosso guerreio, que vem a cada semana mostrando melhoras visíveis. Agora as energias do Kiki estão canalizadas para o "despertar" e aguardamos, a cada dia, um sinal de reconexão conosco.O carinho e orações de todos são indispensáveis, por isso continuemos fortes e presentes na fé sempre!