Queridos Amigos e Familiares!
Já são agora 9 meses desde o acidente do Jorge...
Um tempo longo para todos os envolvidos em sua recuperação, com todas as expectativas que temos em relação à sua melhora, ao futuro; é preciso confessar que, às vezes, nos sentimos frustrados e parece que não há evolução... Contudo, é também um tempo demasiado curto para um processo de reabilitação que se desenvolve ao longo de 2 a 3 anos, se não mais...
Na verdade, temos todos feito um grande exercício de paciência e amor!
Podemos dizer que neste último mês, o Jorge readquiriu um status de "avançando". Retomamos sua rotina de forma consistente e alguns de nós tem sido um pouco terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos..., complementando de forma diária o trabalho dos profissionais. A verdade é que nos conscientizamos de que a rotina constante não é uma mera opção; é necessário que o trabalho de estimulação seja feito diariamente e que haja uma organização em todas as atividades de seu dia. Parece simples e óbvio, mas requer disciplina, priorização e perseverança. Para ele é muito importante, pois a ordem externa proporciona segurança, tranqüilidade, compensa a confusão interna que ainda está presente e, na medida do possível, ele é poupado de administrar grandes surpresas ou mudanças em seu dia, algo que ainda é desafiador para ele.
Como estou (Denise) morando longe, peguei para mim a tarefa de pesquisar e me informar sobre tudo que envolve lesão cerebral e reabilitação. Nesse processo, adquiri um livro que tem sido bastante didático e elucidativo: "Living With Brain Injury - A Guide for Families".
Traduzido abaixo, uma breve explicação relacionada às notícias acima:
"Lesão cerebral afeta quem somos: a forma como pensamos, agimos e sentimos. Ela pode mudar tudo sobre nós mesmos numa questão de segundos. E pode devastar as vidas daqueles a quem amamos, nossas famílas e amigos, os quais, de repente, precisam lidar com um "estranho" que agora apresenta disfunção cognitiva, dificuldades físicas e/ou problemas comportamentais."
"A recuperação cerebral, com freqüência, significa uma reabilitação extensiva - retreinamento e reaprendizado exige tempo, consistência, formação e um ambiente seguro e estruturado. De fato, sem reabilitação, o paciente pode parar muito aquém de seu potencial."
Kiki, continuamos contigo e estamos orgulhosos de todos os teus esforços! Que o Senhor continue nos capacitando, nos dando saúde e força para seguirmos nessa caminhada junto a ti. Se nos faltar paciência, que o nosso amor seja mais que suficiente para perseverarmos contigo; se faltar ânimo, que saibamos fazer o exercício de olhar para trás e rever todas as tuas conquistas; e que nunca nos falte a união como família, a fé em Deus e a esperança de dias com mais normalidade, mais coerências, mais sintonias, de dias onde tu, Kiki, estarás cada vez mais presente conosco!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Oi Kiki, vai em frente, vc tdo pode. Acredita e espera com paciência o tempo de Deus.
ResponderExcluirO Fred ficou 3 anos e meio em tratamento continuo, mas hoje ja está numa empresa trabalhando. Tudo q vc e sua família estão passando, nos tbm tivemos q lutar com tudo isso. Foi uma luta constante, baseado em: fé, paciência e acima de tudo mto amos.
Hoje o Fred está triunfante. Na próxima semanaela volta para a faculdade. Continuarei acompanhando sua evolução, vai em frente, é assim mesmo. Já consigo enxergar o seu grito de vitòria.
Não temas Deus é contigo.
Oi Denise e família, o exército do Senhor está sendo acionado por nós em oração a favor de vocês e do seu mano Kiki. Ele dá a graça necessária para cada dia! Vera Brock
ResponderExcluirNossa Denise, que felicidade de vê-lo progredir, que esperança absurda!!! Muito obrigada pela indicação de leitura, pois realemnte nesse estágio devemos sempre estarmos a par de novos conhecimentos, para oferecermos o melhor a eles. O gil ainda está hospitalizado, mas espero em breve voltar pra casa!
ResponderExcluirfiquem com Deus.
Débora
Queridos
ResponderExcluirA Dor vem guando menos se espera, mas como é bom saber que o nosso Deus e seu amor está sempre presente junto a nós e nunca chegará atrasado!!
Nosso desejo pra você Jorge e toda a família é que este Perfeito Amor possa ser a única fonte de força, esperança e fé a ser buscada. (SL 145.8-9)
Esperamos que em breve possamos nos alegrar ainda mais com o que Deus irá fazer...Estamos juntos!
Vasthy & Conny
Vencedores... é isso que somos. Meu irmão sofreu acidente de carro em 20/06/2009 com disgnóstico de LAD também. Ficou 15 dias em coma, 25 dias na UTI e 5 dias na unidade semi-intensiva do Hosp. das clínicas. Foi transferido para hospital de reabilitação em Suzano, onde teve alta em 09/09/2009. Não se lembra de nada, mesmo após sua alta, começou a lembrar das coisas á partir de novembro/09, mas da família e amigos não esqueceu ninguém. Tem alterações de humor, mas agora leves, está andando com andador agora, pois seu equilibrio foi bastante afetado, faz muita coisa sozinho desde janeiro/10, como tomar banho, escolher sua roupa, necessidades pessoais, quase tudo como antes, é muito esforçado, faz todas as terapias sem nunca reclamar e quer fazer mais, ele não se entrega, mas ao mesmo tempo e não sabe como ele era, sua personalidade... foi e está sendo um milagre sua recuperação, que por muitos profissionais foi desacreditado e que ele ficaria em uma cama para sempre. Mas com muita paciência, dedicação e amor infinito ele voltou, somos eternamente gratos por todos os milagres, apesar de olhar para ele e não ve-lô lá completamente com antes, isso é desesperador, mas não podemos desistir jamais, pois todas as vitórias são compensadoras e merecidas. Ele tem 27anos, é lindo e está vencendo todos os dias... muita força para vocês e para o Jorge. Nossas famílias foram escolhidas e presenteadas novamente. Contato flordodia_4@hotmail.com
ResponderExcluirQUeridos amigos e grande família,
ResponderExcluirdevemos continuar agradecendo sempre pelas graças alcançadas,sabemos....
Mas pedimos sempre força,coragem,ânimo... muito amor, muita união e muita fé
E claro muita saúde tbém a todos,
Um forte e grande abraço
Daniel,Cristina,Pedro e Gabriel
Carazinho-RS
Aqui em Portugal estamos a criar, pela primeira vez, a Associação de Apoio aos Traumatizados Crãnio Encefálicos.
ResponderExcluirDesejamos muita força a todos vocês e que a força da Fé vos ampare em todos os momentos.
Vera Bonvalot
ASSOCIAÇÃO DE APOIO AOS TRAUMATIZADOS CRÂNIO ENCEFÁLICOS E SUAS FAMILIAS, Portugal
vera.bonvalor@cadin.net
Oi meus queridos, estou acompanhando cada passo nesta triunfante recuperação, orando e torcendo para que tudo esteja cada vez melhor, e sempre considerando que meu primo é o guerreiro que sabemos, tenho certeza de sua vitoria!!! um beijo enorme e muita força a cada um de vcs. Pupi
ResponderExcluirJORGE:Passastes o verão de 2010 conosco, trabalhando em sua recuperação, te aguadamos no verão de 2011 para nos contar e mostrar o quanto vc conseguiu superar as dificuldades impostas pelas circunstâncias atuais. Muita perseverança à família. "Meu paipai é um ótimo terapeuta."
ResponderExcluirAté mais "Sexta-feira"(Jorge)
Com muito carinho...Grazi
Denise,
ResponderExcluirFico muito feliz em ver a recuperação do Jorge, mesmo não o conhecendo. Para Deus nada é impossível e quando lutamos para vencer, aquela vitória tem ainda mais valor, pelo nosso suor, pela nossa vontade e pela força que recebemos de todos a nossa volta!
Meu namorado sofreu um acidente de carro e teve a mesma lesão que o Jorge... Enquanto procurava uma luz, uma esperança, encontrei este blog e tenho me sentido muito animada ao perceber que a recuperação realmente acontece. Inclusive, muito do que o Jorge tem passado ocorre também com o Gabriel.
Você citou este livro "Living With Brain Injury", sabe onde consigo adquirí-lo? Não estou achando em nenhuma das livrarias aqui em São Paulo e temos precisado muito de orientação quanto a reabilitação, mudanças de humor, etc...
Poderia nos ajudar?
Mutíssimo obrigada!
Marcela.
Olá, Marcela!
ResponderExcluirComprei o livro pela Amazon.com
Espero que o Gabriel continue recuperando. A caminhada é longa e muitas vezes mais lenta do que gostaríamos. Que o amor, a paciência e a perseverança da família possa ser uma constante junto ao Gabriel.
Um grande abraço!
Denise.