sexta-feira, 19 de março de 2010

Notícias em 23/03/10

Olá, queridos!


Não temos postado notícias com frequência, pois o quadro do Jorge está bastante estável. Estamos felizes, pois a reestruturação de sua rotina, com o fim da temporada de praia, foi relativamente tranquila, especialmente não criando uma nova fase de desestabilidade.


O Jorge está, com certeza, cada vez mais presente, bastante ciente das conversas que se desenrolam ao seu redor, executando praticamente sozinho (com supervisão e alguma orientação) as atividades de cuidados pessoais, enfim, podemos observar avanços. Como já dissemos antes, a parte motora está muuuito bem. Ele está caminhando bem, senta e levanta sem dificuldades, come sozinho com toda coordenação, vai no banheiro sozinho...


Logicamente, sempre queremos mais e seu quadro cognitivo/comportamental ainda requer desenvolvimento e oscila mais do que gostaríamos de admitir. Nosso desafio emocional diário é acreditar que essa parte evolui mais lentamente, mas que não vai parar de evoluir!


Atualmente, ele passa a semana em Porto Alegre na casa dos pais e nos fins de semana ele vai para sua casa, junto de sua família. Essa estrutura tem funcionado bem e todo o esforço é feito para que ele siga sempre uma rotina organizada e consistente, independente de onde ele esteja.

Para que vocês possam compreender mais e melhor a realidade que o Jorge e toda a família tem enfrentado com ele, incluiremos mais um trecho traduzido do livro "Living With Brain Injury - A Guide For Families" (Vivendo com Lesão Cerebral - Um Guia Para as Famílias):
"Por mais difíceis que possam ser as deficiências físicas, de fato, elas são as mais fáceis de aceitar e reabilitar. Um estudo do Dr. Yehuda Ben-Yishay concluiu que mais de 80% dos pacientes com lesão cerebral apresentam excelente recuperação física até o final do primeiro ano. Os problemas mais duradouros advém das deficiências cognitivas e comportamentais. Estas são as que, na verdade, determinam os ajustes pessoais e sociais necessários do paciente - ou, em outras palavras, sua habilidade de funcionar novamente na sociedade.
É mais fácil lidar com alguém em uma cadeira de rodas do que com alguém que manifesta agressão sem motivo ou aviso. Os deficientes físicos estão finalmente tendo o reconhecimento que precisam e merecem, desde rampas de acesso até elevadores com números em Braille.
Infelizmente, lesões cerebrais também causam sintomas invisíveis. Talvez você tenha sentado ao lado de um "sequelado ambulante" no ônibus esta manhã. ... Em resumo, problemas físicos são difíceis, porém deficiências cognitivas e comportamentais podem significar uma invalidez ainda maior."

Queridos, é com essa realidade dura que temos convivido, temos aprendido a lidar e na qual temos exercitado nosso amor incondicional pelo nosso amado Kiki. Nem sempre é fácil e, nesse sentido, desejamos expressar nossa especial gratidão aos terapeutas e profissionais que tem lidado com o Jorge, por vezes tendo que suportar algum comportamento que, sabemos, ele jamais teria em seu "juízo normal"... O Jorge sempre foi um cara alegre e altamente sociável. Provavelmente, a essas alturas, vocês já teriam sido recebidos em sua casa para um churrasco ou uma pizza em seu forno a lenha, só para que ele pudesse expressar sua gratidão e seu reconhecimento a cada um de vocês! Recebam de nós, em nome dele, todo o carinho!

Agradecemos por aqueles que continuam nos apoiando em oração, pedindo que as misericórdias do Senhor continuem se renovando a cada manhã!

Um grande abraço a todos!

6 comentários:

  1. Meus Queridos!
    Vou continuar levantando voces em oracao! Com muito amor,
    Evelise

    ResponderExcluir
  2. Alo queridos Tato, Denise e demais da familia.Graça e Paz!!
    Tenos acompanhado em silencio a aventura que vocês vivem, até porque,conhecemos uma parte desse
    caminho, embora cada um seja UNICO e privativo.
    Deus os abençoe e oriente amorosamente pois so ELE é capaz de consolar e nos levar a uma maior
    intimidade com ELE mesmo.Um grande abraço e votos de "estamos com vcs"

    O lado bom dessa aventura é que não tem plano "B"."E tudo com ELE e por meio DELE.
    No amor do Mestre,
    Sieg e Irma

    ResponderExcluir
  3. Queridos amigos, Juan e Marinete e demais familiares. Continuamos sintonizados e rezando pela recuperação do Kiki. Ele é um cara de tremenda sorte pela família que tem. Qualquer pessoa tendo passado pelo grave trauma sem a didicação extrema que vcs tem dedicado estaria condenado, sem dúvida, à invalidez total. Sei que é extremamente doloroso mas Deus "não nos dá uma cruz para carregar, maior que podemos suportar".
    Estaremos sempre pensando e torcendo por vcs e, principalmente, pelo Kiki.
    Um grande abraçõ.
    Luiz Carlos e Maria da Graça

    ResponderExcluir
  4. Meu amigão!!!
    Estava olhando suas fotos e relembrando alguns momentos. te espero ansioso para nós batermos aquele papo maravilhoso que só você pode oferecer...puxa vida que SAUDADEEEEEEE.

    ResponderExcluir
  5. Olá, meu nome é Saulo. Meu irmão está vivendo agora o suspense triste da espera por um quadro definitivo do que é a sua lesão. Obrigado pelo blog, foi até agora a fonte mais humana e reveladora que pude encontrar. Forte abraço e melhoras ao Jorge.
    Abs
    Saulo

    ResponderExcluir
  6. Oi tenho um amigo que está na mesma situação...ele se encontra na UTI do Hospital Cristo Redentor e a esposa dele gostaria
    muito de falar com alguém da família para ver o que ela pode fazer mais pra ajudar o esposo.

    ResponderExcluir