terça-feira, 19 de outubro de 2010

Como vai o Jorge??

Olá, queridos!

Mal pude acreditar quando vi que nossa última postagem já foi há mais de cinco meses. Mas, estamos aqui novamente...

O Jorge está indo bem. Nos alegramos muito em poder compartilhar que já faz uns três meses que ele está definitivamente de volta em casa! É muito evidente a sua alegria em estar na sua casa!

Em termos de terapia, ele continua indo na academia, tendo o acompanhamento da fonoaudióloga e continua com o musicoterapeuta. Atualmente, ele passa dois dias da semana com os pais atendendo a algumas terapias e realizando atividades em Porto Alegre. E nas 2as, 4as e 6as, ele tem tido o apoio de um AT (Acompanhante Terapêutico), que o leva em suas terapias em Gravataí e preenche o dia com outras atividades. Esse esquema, inicialmente, vinha se provando bastante bom, visto que propicia à Virgínia consolidar a gerência da empresa, a rotina das crianças e as necessidades do Jorge. No entanto, o Jorge tem passado por alguns momentos de desestabilidade, a qual se manifesta com irritação, confusão ao realizar tarefas do dia-a-dia e, dependendo da situação, até alguma agressividade, especialmente verbal. Tudo tem sido contornado; ele, aparentemente, reconhece que errou, pede desculpas, volta à calma. Mas, com certeza, são momentos de estresse para ele, para a Virgínia e para as crianças. Não são momentos fáceis, pois geram muito desgaste emocional para todos.

O grande desafio ainda tem sido descobrir algo com que o Jorge possa se envolver produtivamente, algo que ocupe o seu tempo entre terapias e, principalmente, algo que desperte o seu interesse. O fator "interesse", especialmente, é algo que nos frustra a todos; nada parece interessá-lo. Ele até realiza a atividade proposta, às vezes com resistência, mas não se percebe absolutamente nenhum interesse genuíno.

A Virgínia começou com ele um projeto de envelopes a partir de papel reciclado. Ele faz..., mas precisa ser meio "empurrado" e, às vezes, se recusa terminantemente a fazer.

O pai tem ido com ele no Lar Santo Antonio, com o intuito de ajudar esse lar carente em necessidades das mais diversas. Mas, muitas vezes, ele sai, se retira, e o pai acaba realizando a tarefa sozinho.

Enfim, estes são alguns exemplos do que tem sido nossas tentativas, porém não temos tido muito sucesso em nossos objetivos que são: envolvê-lo, fazê-lo se sentir útil e despertar o seu interesse.

Amados amigos e familiares, a luta tem sido árdua. Lutamos diariamente com o sentimento misto de gratidão por toda a recuperação que o Jorge teve até aqui, e o desânimo, a frustração, a tristeza em vê-lo ainda tão "não ele". Já usei essa expressão antes e a repito, pois nenhuma outra exprime melhor a situação do nosso amado Jorge, nosso Kiki.

Amanhã, dia 21/11, o Jorge estará completando 45 anos! Vamos certamente festejar, celebrar a sua vida e continuar clamando por mais avanços em sua recuperação: avanços neurológicos, cognitivos e emocionais! Renovem as suas orações e o seu clamor conosco pelo Jorge, pela Virgínia, pelo Murilo e a Jordana e por nossa grande família!

Para terminar, deixo a seguir algo que a Bíblia fala sobre oração e fé:

"A oracão feita com fé curará o doente; o Senhor o levantará. E se houver cometido pecados, ele será perdoado. Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz.
Elias era humano como nós. Ele orou fervorosamente para que não chovesse, e não choveu sobre a terra durante três anos e meio. Orou outra vez, e os céus enviaram chuva, e a terra produziu o seu fruto." (Tiago 5:15-18)

Com certeza, tamanha fé é um grande desafio para todos nós!


Um grande abraço a todos e até a próxima!

20 comentários:

  1. Oi Pessoal!
    Vou continuar orando e fico feliz com todo o o progresso do Kiki.
    Feliz Aniversario e muitas bencaos e que o Senhor Jesus complete a tua cura. Em nome Jesus, Amen!

    P.S. Ele ainda esta gostando e podendo tocar violao? Quem sabe alguma atividade que involva tocar musicas em algu orphanato ou mesmo lar de idosos?

    Beijos a todos,
    Evelise

    ResponderExcluir
  2. Nosso carinho pelo aniversario do Kiki.
    Feliz Aniversario Kiki,com muito
    amor.Reinaldo e Iara. Um beijo a
    todos.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Denise! Manda um beijo ENORME pro Jorge do pessoal do São João. Tivemos festa da turma, ontem e estamos planejando um encontro, de dia, prá abril do ano que vem. Quem sabe o Jorge pode se envolver com algumas atividades de organização? Beijo! Mariur

    ResponderExcluir
  4. Olá Jorge, hoje é seu aniversário? parabens, seja feliz, creia Deus está aperfeiçoando a obra que foi realizada. Em nome de Jesus.
    Beijos
    Itamar

    ResponderExcluir
  5. A todos os "guerreiros" da família Metzler nossa solidariedade. Continuamos rezando e torcendo muito por melhoras, ainda mais significativas.Feliz aniversário Kiki.
    Luiz Carlos e Graça

    ResponderExcluir
  6. Olá Virgínia, Denise e toda Grande Família

    É com muito carinho e saudades que acompanhamos as notícias de vocês.A distância não diminui a preocupação e a torcida para que vocês vençam as batalhas do dia a dia e tenham saúde física e emocional para chegar ao fim desta luta com o restabelecimento do Kiki.
    Beijos
    Jeorgiana,Telmo e Joana

    ResponderExcluir
  7. Parabens pelo niver do Kiki. Ano que vem tenho certeza q ele vai estar bem melhor.Continuo incluindo sempre ele nas minhas orações....Sempre.....Mil bjs para voces com mt saudades...
    tia Norma

    ResponderExcluir
  8. Tio Lau,tia Eti, Virginia e grande familia!!! Temos acompanhado o Blog. Estamos acompanhado essa dureza. Porém, temos que continuar acreditando que um dia as coisas possam mudar. Como você disse: isso é o que nós temos, e precisamos seguir sempre em frente.
    Abração,
    Ricardo, Barbara e Lucas

    ResponderExcluir
  9. Queridos,

    Li o progresso do Jorge...realmente o Senhor tem dado muitas vitórias! Talvez esta manifestação de incômodo e frustração que ele está tendo é apenas ajuste à nova rotina, 3 dias aqui, outros acolá.... Estas coisas aprendi um pouco conversando com a Marlise sobre o Sami, ele também tem dificuldade de se ajustar a novas rotinas. Na verdade, todos nós temos, mas a gente consegue se controlar...e para eles é MUIIIIIITO difícil.

    Dia a dia o Senhor irá mostrar o que e como fazer para ajudá-lo. Incrível a idéia do pai de ir ajudar outros... talvez o Jorge até esteja se interessando, mas não consegue expressar...sentimento não é fácil de comunicar....

    Um grande abraço para vocês queridos. E, até qualquer dia destes.

    Da "prima" torta - Vera

    ResponderExcluir
  10. Meus queridos,apesar das dores e sofrimentos de uma mãe e pai...fico feliz em saber que lentamente a situação do Kiki vem avançando para melhor.
    Entendo que o fardo é grande,mas se tornará mais leve quando dividirmos as tristezas e alegrias, assim ele se tornará mais leve. Portanto o caminho é longo e estamos nele com esperança e confiantes pois cremos ainda hoje que a fé em Deus realiza milagres!!
    Um abraço
    Walmor

    ResponderExcluir
  11. Que bom ter notícias do Jorge.
    A fé dará a todos nós a persistência para vê-lo "mais ele" novamente.
    Um abrao a grande família e um especial ao Jorge, principalmente pelo seu niver!!.
    Beijos.
    Márcia

    ResponderExcluir
  12. Dear Jorge,
    although I never posted anything here, I've been thinking of you and your family since I heard of your accident. I'm glad to hear that you have been steadily improving and pray that you will make a full recovery. I'll never forget the great time I had with you and your family in Tramandai all those years ago.
    Your friend,
    Walter T. in USA

    ResponderExcluir
  13. KIKI E FAMÍLIA,
    Temos acompanhado à distância esta peleia, e com grande satisfação, observamos que as VITÓRIAS são as maiores conquistas.
    Desejamos uma Feliz passagem de ano e que em 2011 possamos acomapanhar ainda mais vitórias deste GUERREIRO.
    "Aquilo que pensamos, conquistamos"
    AVANTE KIKI,
    Duda, Tania e Silvio Silveira

    ResponderExcluir
  14. 29/03/2011 Olá querida familia: sua historia foi de grandiosa valia para nossa familia pois há 3 meses meu filho sofreu um grave acidente bem parecido com do Jorge Kiki e teve o mesmo diagnostico, e durante sua recuperaçao na UTI buscavamos exemplos de pessoas que havia acontecido o mesmo e achamos esse blog, que nos ajudou muito... portanto deixamos aqui nosso agradecimento e desejando felicidades há essa familia, hoje nosso querido filho "Adriano" esta se reestabelecendo muito bem e se recuperando a cada dia, com muito sucesso e ajuda grandiosa de Deus nosso pai celestial, muito obrigado pelo incentivo! deixo aqui o contato do Adriano: adriano_pitbull@ig.com.br um gde abraço a KIki e sua familia

    ResponderExcluir
  15. Olá
    Acompanho esse blog (devido a um caso parecido de um amigo querido) e gostaria de saber pq vcs nao postaram mais notícias... Espero que esteja tudo bem.
    Força e fé para essa família maravilhosa@!

    ResponderExcluir
  16. Oi...meu irmão também sofreu um acidente e teve o mesmo diagnóstico "Lesão Axonal Difusa" , e apesar de ainda politraumatismos ...e cd dia é um pq ou grande vitória ....peço muito q orem por ele ,pois temos passado dias difieis ...pois só buscando muita força em Deus ...

    ResponderExcluir
  17. Meu namorado sofreu um acidente cujo diagnóstico foi LAD "Lesão Axonal Difusa". Dia 23 completam-se 6 meses do acidente e hoje ele já está trabalhando, entende tudo que falamos, não teve nenhuma sequêla física. As previsões são de que ele volte para a faculdade no começo do próximo ano.

    Ele interage com as pessoas e age normalmente como se nada tivesse acontecido. É como um milagre.

    A única luta que ainda temos é para que ele recupere a parte neurológica que diz respeito à senso de adequação e bom senso social, mas isso, assim como numa criança, pode ser re-aprendido.

    A todos os que passam por situações semelhantes, tenham fé. Deus é maravilhoso e supera qualquer barreira. Nada é impossível.

    Que Deus cuide de todos!
    Amém.

    ResponderExcluir
  18. Olá boa tarde, achei o blog do Kiki por acaso, estava procurando algumas noticas na internet sobre (LAD) e acabei encontrando o blog do KIKI que por sinal é uma luta, uma conquista. Estou passando pela mesma situação na minha família, com um primo meu de 30 anos, gostaria de poder ter algum tipo de contato com vcs, para saber de q forma trabalharam com isso em casa e alguns tipo de cuidados especiais.
    Tem orkut, fACebook, email, msn???
    meu email é jakeeh_@hotmail.com
    Abraços.

    ResponderExcluir
  19. Liguei hj para a casa do Jorge para saber notícias dele pois o blog está desatualizado, espero que o tratamento que estás fazendo em canoas te ajude bastante. Iderane

    ResponderExcluir
  20. Tinha postado este comentário mais lá atras no domingo.
    JORGE, tava fuçando no orkut depois de ter postado fotos no face boook, em uma das fotos estava o Marcus sentado na classe bem da frente, lembrei quando vcs chegaram ao colégio, vcs ficaram em salas separadas e o marcus na minha turma, no recreio observava vcs dois sempre juntos, eram a sensação as meninas maravilhadas com os garotos vindo do estrangeiro, lembro mais ou menos onde moravam eaté hj não sei como obtive o endereço pois não chegava perto dos meninos badalados, vc não mudou nada meu amigo e continua com aquele sorriso maravilhoso o mesmo que tinhas em 1979 ano que os vi pela ultima vez. Hj volto a revê-los por aqui no blog e no orkut, que BOM saber que posso te encontrar por aqui, gostaria de te sugerir pintura em tela, tenta retratar os sorrisos da tua família, a natureza, volta pra nós amigo VC CONSEGUE, espero poder te dar um abraço qualquer dia destes viu meu amigo guerreiro. a propósito que familia LINDA E MARAVILHOSA.

    ResponderExcluir