sexta-feira, 28 de maio de 2010

Notícias de maio/2010 com fotos!

Em maio, eu, Denise, a "postadora" de notícias em nome da família, tive a alegria de poder ir novamente para Porto Alegre passar uma semana e rever meu amado irmão Kiki pessoalmente. A alegria foi maior ao vê-lo estabilizado, seguindo uma rotina com muito estímulo e, lenta mas continuamente, avançando.
Tive o privilégio de ir numa consulta dele com a psiquiatra e ouvir da própria médica que a recuperação do Jorge é surpreendente!
Vou dar para vocês uma "palhinha" do que tem sido a rotina do Jorge, a qual tem sido bravamente conduzida pelo pai, sempre com o auxílio da mãe.
Então, aqui vai:
Todos os dias, a rotina de levantar, ir no banheiro, se lavar, se vestir, o Jorge faz sozinho, apenas necessitando da orientação do pai ou da mãe, mas é uma vitória o fato dele fazer tudo sozinho! Falando assim, parece tão simples, afinal é tão trivial para todos nós. No entanto, isso é fruto de reensiná-lo, ajudá-lo, deixá-lo fazer sozinho com muita dificuldade, dia após dia após dia após dia...
Hoje, em 20 minutos, ele está pronto para tomar café! Antes do café, ele localiza a data atual no calendário e escreve no seu caderno, onde tudo que acontece durante o dia vai sendo registrado.
2as, 4as e 6as pela manhã, eles fazem 1 hora de academia. O Jorge começou "reclamando" bastante, dizendo que "chega", que "não queria mais", e o pai ali, rebatendo que "não, vamos lá, tem que continuar!"; agora ele faz 20 minutos de esteira (só começa a reclamar nos últimos 5!) e depois faz exercícios de musculação.

Depois da academia, ele vai até a loja do Marcus e fica lá acompanhando o irmão nos seus afazeres, ajudando no que dá, rindo das piadas! Ele tem gostado bastante destes momentos.
3as pela manhã, a Terapeuta Ocupacional Nicole vem em casa e trabalha com o Jorge a parte cognitiva, que tem melhorado, mas é lento, muitas vezes nos dando a impressão que está estagnado. Sempre precisamos fazer o exercício de lembrar como ele estava 1, 2, 4, 6 meses atrás e daí conseguimos vislumbrar mais claramente os progressos!

5as de manhã, vem o Gustavo, musicoterapeuta, a quem eu tive o prazer de conhecer. O Jorge tem curtido muito as aulas com o violão e instrumentos de percussão. Aqui, ele tem também manifestado avanços, demonstrando ritmo e coordenação. Gustavo, em nome de nossa família, muito obrigada por tua alegria junto ao Jorge, pela tua sensibilidade e naturalidade no teu tempo com ele. Naquele dia até cantamos "Another Break In The Wall" e o Jorge soltinho no inglês. Foi muito legal e emocionante! Olhem a alegria dele...




Fruto das aulas de música: dia 18, aniversário da mãe, saiu um "Parabéns a Você" logo pela manhã! Nesse dia, quando ele identificou a data com o pai, ele logo disse "mãezinha querida" e se virou para dar um abraço na mãe! E, antes de escrever a data, ele escreveu "aniversário da mãe". À noite, fomos num restaurante com música ao vivo e o Jorge ficou bem ligado, chegando a acompanhar algumas músicas.


Continuando na rotina, todas as tardes o Jorge faz fisioterapia. Aqui, também, ele tem tido muitos avanços. E, enquanto antes o pai tinha que ficar junto com ele todo o tempo, agora ele já fica lá tranquilo fazendo seus exercícios numa boa com os fisioterapeutas. Mais vitórias!


Depois da fisio, o pai ainda procura envolvê-lo em alguma atividade manual. Ainda estamos na tentativa de descobrir algo que realmente chame a sua atenção e desperte, de fato, o seu interesse. Ele resiste às propostas, acaba fazendo, mas sem mostrar grandes interesses. Entretanto, fizemos um projeto muito bacana com ele, que será compartilhado na próxima postagem. Aguardem!
E, nos fins de semana, o Jorge vai para sua casa e volta no domingo à noite.


Kiki, foi muito especial poder estar contigo nesta semana, que passou tão rápido.
Sei que, depois que eu parti, muito mais coisas já aconteceram. Mas, não importa... o importante é que tu continuas firme, perseverando e avançando.
Somos muito gratos a todos que tem nos ajudado a escrever esta nova história junto contigo. Uns contribuem com singelas linhas, outros escrevem longos parágrafos. Para nós, cada vírgula colocada nesse novo texto de tua vida é muito preciosa!
Nosso abraço de despedida, já no aeroporto. Fica o sentimento de querer escrever muito mais, descrever os detalhes, compartilhar com vocês todos os pormenores. Neste sentimento, como sempre escrevo um pedacinho da Palavra de Deus no final de cada postagem, a fim de nos lembrarmos dAquele que tem permitido tantos milagres, me vem à mente:

"Senhor meu Deus!
Quantas maravilhas tens feito!
Não se pode relatar os planos que preparaste para nós!
Eu queria proclamá-los e anunciá-los mas são por demais numerosos!"
(Salmos 40:5)

Que Deus abençoe a todos, com muito carinho!




11 comentários:

  1. Obrigada por compartilhares tao boas noticias. Fico muito feliz com todo o progresso do Kiki e vou continuar declarando a cura completa dele.
    Beijos,
    Evelise

    ResponderExcluir
  2. Quero ver esse cara,e gostaria de saber quais os melhores dias e horários para isso?
    Minha família inteira torce por ele e não vamos desistir de continuar torcendo pra ver ele 100%.

    Um beijo grande a todos

    Luciano Barakat

    ResponderExcluir
  3. "Oi Denise,
    Li as noticias do Jorge, é assim mesmo. Passamos tdo isso com o Fred. Para aqueles q esperam no Senhor a vitoria é garantida. Sao as promessas de DEus para nos.
    Hoje o Fred esta na universidade, estuda CIENCIAS BIOLOGICAS, esta trabalhando 4hrs por dia.
    Eu estou na California descansando, junto de minha filha. Afinal o q vivemos foi uma gde tragedia. Mas nada como CRER, CONFIAR e ESPERAR. Ha um tempo para tudo. agora é tempo de agradecer.
    BJS,
    Itamar

    ResponderExcluir
  4. Jorge Kiki e amigos.

    Fiquei sabendo do acidente hoje, através do Ciro. Acabei de ler todo o seu Blog. Cara, estou muito emocionado com tudo e com a tua Força. Grande Metzler !!! A cada linha que lia, ficava lembrando de um monte de coisas que já passamos juntos. Jorge, quero te ver em breve, para a gente rir muito e colocar a conversa em dia, tomando um chimarrão. Meu...20 minutos de esteira todos os dias...nossa, eu não consigo isto. Se vocês precisarem de qualquer coisa daqui de São Paulo, estamos à disposição de vocês. Segue meu e-mail "telmo.silva@capgemini.com" .

    Telmo, Jeorgiana e Joana.

    ResponderExcluir
  5. Marlise Bock Santos3 de junho de 2010 às 17:31

    É muito legar ter notícias de que o Jorge está fazendo tantos progressos e que tantas fases difíceis têm sido superadas. Acho sinceramente que uma das maiores bênçãos que podemos ter na vida é ter pais que nos amam. Será que existe outras pessoas capazes de ficar ao nosso lado incondicionalmente e estar presentes em todos os momentos,sejam eles felizes ou difíceis? Quero aproveitar este espaço e manifestar minha profunda admiração pelo Seu Juan e Marinete.
    Um abração.

    ResponderExcluir
  6. Tenho lido as noticias sobre a recuperação do Jorge e sinto muita felicidade em saber que ele vem mostrando avanços ao longo desta luta que ele e a Grande Família vem enfrentando neste pe´riodo de mais ou menos 1 ano.

    Fui colega do Jorge na VARIG. Sou também filho de um amigo e ex-colega do pai dele também na VARIG, o Flávio Ruschel, que hoje sofre do Mau de Auzheimer. Por isso fico contente pelo Jorge apresentar melhoras pois, com o meu pai, vemos somente piora na situação.

    Estou gratos por isso. Agradeço a Deus pelas boas novas. Estou sempre acompanhando as notícias do Jorge neste blog e é sempre uma alegria muito grande saber que ele está progredindo.

    Ele pode receber visitas? Gostaria de visitá-lo.

    Deus abençoe a todos da Grande Família.

    Adalberto Ruschel

    ResponderExcluir
  7. Oi Denise e toda familia Metzler
    Fazia um tempinho que eu não passava por aqui e fiquei muito feliz com o relato e o progresso do Joge.
    As fotos estão excelente.
    Que lindos os filhos do Jorge.
    E os teus pais também estão muito bem.
    abraços e torcendo para que ele fique melhora cada dia
    Claudia Baumer

    ResponderExcluir
  8. Olá, me chamo Beth. Meu namorado sofreu um acidente de bicicleta há quase dois meses e ainda se encontra no hospital, acordando aos poucos. Acabei encontrando o Blog, também por acaso, pela pesquisa na internet sobre "lesão axonal difusa". E me alegra ver que o Jorge vai indo bem - dá a todos, amigos e familiares de pessoas que sofreram TCE, grande esperança e conforto.
    Parabéns a ele pela recuperação e pela força. E para toda a família também, porque passar por isso não é nada fácil - tenho sofrido isso na pele...
    Espero que Jorge esteja cada vez melhor em sua recuperação! E vcs cada vez mais fortes!
    Abs,
    Beth.

    ResponderExcluir
  9. Olá, tenho um sobrinho que sofreu um gravíssimo acidente em fevereiro deste ano. O quadro lesão axonal difusa grave, com vários outros fatores e quase nada de perspectiva de vida, inclusive a possibilidade de não voltar do coma. Ficou na UTÌ por mais de 40 dias. Nesse blog e no Kiki encontramos muita força para superarmos essa fase. Hoje faz um pouco mais de três meses que ele voltou para casa e sua recuperação está completa. Não ficou com nenhuma sequela,graças a Deus. Ainda mantém a fisioterapia, mas todas suas atividades são normais, inclusive as escolares. Meu sobrinho tem 19 anos e já recebeu alta do neuro, inclusive dos anticonvulsivantes e de qualquer outro remédio. Com certeza, o Renan e o Kiki são as provas de que Deus tudo pode nas nossas vidas. Resolvi postar esse comentário por dois motivos: um para desejar a recuperação plena ao Kiki e outro, para que outras pessoas que também estejam passando pelo mesmo problema, que se agarrem em Deus e saibam que para ele tudo é possível.

    um abraço

    Adriana

    ResponderExcluir
  10. Vi o comentário dqa Beth, falei sobre o meu sobrinho logo acima. O caso dele foi acidente de bicicleta também. Ele demorou bastante para acordar. Um dia abria um pouco os olhos, outro dia não, um dia pegava nas nossas mãos, outro não. Quando acordou foi de uma hora para outra. Teve também aqueles tremores, mas depois que acordou a recuperaçãofoi bastante rápida. Tenha fé!

    ResponderExcluir
  11. Bom di@,

    Li todo o Bloq, desde o 1º dia do acidente ate hoje, onde posto essa mensagem... Posto pois tenho um caso igual na minha familia, uma sobrinha que foi atropelada por um carro, e sabado passado fez um mes do acidente; Ontem ela recebeu alta do hospital, se encontra em casa, agora tb estamos na fase 3, recupração em casa, agora sei com muita fé que ela vai se rapidamente, ela ja provou isso para nos desde o 1º dia na UTI... Parabens pelo Jorge Kiki, que a minha sobrinha se recupera como ele... 2 vitoriosos...
    Alexandre - Campo Grande MS

    ResponderExcluir