segunda-feira, 18 de maio de 2009

Lesão Axonal Difusa (LAD)

Esse é o diagnóstico da lesão que Jorge sofreu em consequência do trauma na cabeça. O cérebro humano é formado por um tecido frágil, pouco mais consistente que um pudim. A LAD ocorre quando as camadas do cérebro deslizam umas sobre as outras, através de sucessivos choques internos causados por um fenômeno chamado, no caso do Jorge, de desaceleração súbita, o que acaba guilhotinando os axônios, espécie de fios que fazem as ligações nervosas da cabeça com todo o corpo.
Jorge apresenta pontos espalhados dessas lesões ao exame da ressonância, que não se regeneram. Nesse momento, todos estímulos recebidos por Jorge que não conseguem chegar ao seu destino por pertencerem a uma via, agora, interrompida, porém esses buscam novos caminhos. Por isso, é uma fase de recuperação longa, mas graças à neuroplasticidade que pode ser entendida como a capacidade que os neurônios possuem de assumir novas funções a partir do uso e reuso de estímulos adequados a uma tarefa, nada nesse momento é definitivo, o importante é que essa curva ascendente de melhora que Jorge vem apresentando não pare.

50 comentários:

  1. É uma grande notícia o kiki não correr mais risco de morte. A partir de agora, a medicina e o carinho da Grande Família darão o melhor curso possível a sua recuperação.

    Um grande abraço e o mais profundo desejo de melhoras para o kiki.

    ResponderExcluir
  2. O Kiki vai sair desta vitorioso. Deus tem orgaos, neuronios, e spare parts de monte pra dar para ele. Afinal de contas, foi Deus que nos criou e nos deu espirito de vida. Porisso, tudo que a medicina diz que pode ou nao pode acontecer nos afirmamos que Deus ja curou o Jorge. Nao recebam nada que contradiz a cura. Beijos cheio de amor e fe para todos voces.

    ResponderExcluir
  3. A FAMÍLIA SCHAFER continua com suas preçes diarias e muita canalização de energias positivas para que o jorge volte a ser quem ele era antes...acorde desse sonho e passe por essa de uma vez!!! Estamos com vocês em todas orações!!!! FORÇA-FÉ-AMOR-BENÇÃO DE DEUS
    Fabio.

    ResponderExcluir
  4. Querido Guerreiro Jorge junto com Querida Guerreira Virginia,Murilo,Jordana e grande família ,vamos lá
    Continuemos a mentalizar a LUZ AZUL, e outra DOURADA para continuar fortalecendo e transmitindo força,paz e fé ao período de recuperação neste estágio.
    Continuemos a orar,como fazemos toda à noite, e tbém a gradecendo por cada graça alcançada diariamente.
    Santo anjo do Senhor,
    "nosso" zeloso guardador,
    se a ti 'nos" confiou,
    a piedade,divina
    sempre"nos" guie,"nos"guarde,"nos cuide,"nos"proteja,"nos" ilumine,
    "nos "governe
    Deus continue tbém amparando ,iluminando à legião de anjos da guarda e curadores aqui da terra(Equipe Médica e todos aqueles que se doam em nome de Jesus Cristo para curar e fazer o bem
    Amém

    Família Vargas
    Cristina,Daniel,Pedro e Gabriel

    ResponderExcluir
  5. Boa noite,eu fiqueu sabendo hoje que meu marido sofreu uma lesão axonal difusa, e eu estava agora lendo o caso do Jorge e eu fiquei com muita esparança. Voce naõ me conhece mais já me ajudou. Melhoras para o Jorge ele, como o meu marido também, vão sair vitoriosos dessa.Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Maurício G. Ourique20 de junho de 2009 às 14:56

    Queridos amigos da Grande Família:

    Foi com muito espanto e emoção que há quase 2 meses tivemos aqui no ES a triste notícia do acidente do Kiki! Não foi fácil acreditar que aquele nosso amigão da praia, alegre e brincalhão de sempre, estava hospitalizado convalecendo de um trauma sofrido em um momento de diversão em sua moto!
    Contudo, desde o 1º dia, sempre acreditei muito em sua recuperação, pois ninguém mais do que o Kiki sempre transbordou a verdadeira alegria de viver. Estou muito feliz em saber que ele está se recuperando um pouco mais a cada dia, e tenho a absoluta certeza que, apesar de longa a jornada da recuperação plena dele, ele volatará a alegrar a todos com sua personalidade radiante e cheia de boas energias...

    Queridos familiares, estejam certos de estarem contando também com as bênçãos da Nossa Senhora da Penha na recuperação do Kiki. Eu e a Bibi iremos novamente ao Convento da Penha para realizarmos uma prece especialmente ao Kiki neste Domingo, onde deixaremos também uma promessa em prol de sua melhora.

    Um beijão a todos.
    Maurício e Bibi

    ResponderExcluir
  7. meu marido sofreu um acidente e tem o diaguinostico da LAD isso ja tem 4 meses vem mostrando melhoras na verdade pequenas conquistasgostaria de poder conversar com alguem da familia de Jorge para saber um pouco mais sobre como ajudar nessa hora.Que DEUS os abençoe.profmishistoriaAhotmal.com

    ResponderExcluir
  8. profmishistoria@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, hoje descobri que um grande amigo esta a com a LAD, ainda não sei nada sobre tratamento, gostaria de saber como Kiki anda se recuperando e qual tipo de tratamento. Deus abençoe vc Jorge (kiki) e seus familiares tb.

    ResponderExcluir
  10. Olá ...estou aqui porque meu sobrinho sofreu um acidente e os medicos disseram que ele esta com LAD, estamos desesperados, chegando a perder as esperanças, já se faz 08 dias que ele se encontra em coma. Se puderem, por favor me ajudem, contando o que passaram com Jorge. Agradeço imensamente. Ednilza.

    ResponderExcluir
  11. Por favor, tambem peço ajuda. Um amigo, quase um irmão, sofreu um acidente de moto nodia 20 de dezembro de 2009. Foi diagnosticado com LAD. Estamos desesperados, mas muit o esperançosos, pois Deus está acima de tudo. Gostaria de saber como está sendo o tratamento do Kiki. Felicidades e sorte para vc.sandrabouzon@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Oi meu marido sofreu um acidente de moto e fo diagnosticado com LAD,gostaria de saber como está o Jorge e como foi sua recuperação, por favor preciso de esperança meu email é mariagerlainesantana@yahoo.com.br, obrigado espero que o Jorge estejá melhor.Deus abençoe

    ResponderExcluir
  13. Bom dia.
    Tenho um grande amigo que sofreu essa lesão LAD, em um acidente de carro.. Ele está em coma á 1 mês e 10 dias. Ele está abrindo um pouquinho os olhos e tendo espasmos. Está sendo muito dificil para a familia e os amigos. Ele tem só 20 anos. Me ajudem por favor o grau da lesão dele é 3. Ele está no CTI e encontra-se com uma infecção no sangue a qual está sendo tratada.
    ivy-rs!click21.com.br

    Tudo de bom para Kiki e sua familia, um abraço bem forte à todos!

    ResponderExcluir
  14. Meu e-mail correto:
    ivy-rs@click21.com.br

    ResponderExcluir
  15. Boa noite, procurando por LAD encontrei a página de vcs, gostaria de entrar em contato por e-mail pois estou buscando informações sobre o assunto. Estou com um afilhado a 25 dias em coma devido a um acidente e que o diagnostico foi LAD.
    Por favor peço que entre em contato comigo pelo meu e-mail celina.guedes@oi.com.br .
    É muito confortant encontrar pessoas que estão passando por situações semelhantes a nossa e conseguindo resultados positivos.
    Aguardo anciosa um contato.
    Que Des continue olhando pelo Jorge e ajudando em sua recuperação.
    Abraços Celina

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde, procurando por LAD, também encontrei vcs, meu cunhado sofreu um grave acidente de trânsito apenas 5 dias, e de início entre outras coisas o diagnóstico é LAD, gostaria de saber mais informçães sobre isso, como foi e está sendo a recuperação do Jorge. Estamos apavorados com a hipótese dele nunca mais acordar.Meu email elizandracarneiro@hotmail.com. E torço muito pela recuperação do Jorge e q Deus esteja com vcs. Obrigada Elizandra

    ResponderExcluir
  17. Bom dia, escrevi esse cometário acima, espero q o Jorge esteja se recuperndo bem. Infelizmente meu cunhado não resistiu e depois de 15 dias em coma veio a falecer.Não teve a mesma sorte do seu querido Jorge. Que Deus abençõe vcs.Elizandra

    ResponderExcluir
  18. Boa noite, família guerreira! Estava procurando informações sobre LAD e encontrei o blog do Jorge, fiquei muito feliz por ver uma história em partes tão parecida com a nossa e ver toda a recuperação do Jorge. Meu irmão de apenas 25 anos sofreu um grave acidente de transito em 29/03/2010, onde faleceu a esposa e a filha (4 anos) dele. Ele foi socorrido, embora sem fraturas, com a lesão celebral. Passou por várias fases semelhantes a do Jorge, coma, UTI, quarto, traquio, sonda porém gastro para alimentação. Porém em hospital público sem condições financeiras para suportar um tratamento adequado (se é que há). Hoje 74 dias após o acidente ele está em casa. Não anda, não fala, mexe a cabeça os olhos as vezes nos acompanha. Movimenta bastante as pernas e os braços, ainda sem coordenação. Esta fazendo fisio na rede pública (2X por semana) e uma particular (2X por semana), uma das poucas coisas que podemos pagar. Gostaria de ter mais contato com a família de vocês, para dividirmos experiências sempre que possível. Fiquem com DEUS e nunca esqueçam que os avanços do Jorge são excelentes. Parabéns!

    ResponderExcluir
  19. Acabei de postar um comentário mas não deixei meu endereço elisangela.cma@hotmail.com, peço também que outras pessoas que ver este comentário e tiver experiências semelhantes, por favor entre em contato. Obrigado!
    Elisangela Cardoso Mendes Almeida
    São José do Rio Preto/SP

    ResponderExcluir
  20. Há pouco tempo deixei um comentário sobre meu irmão, agora com 27 anos, que tem essa mesma lesão, hoje faz 1 ano e 1 mês do acidente. Ele está muito bem, evoluindo muuuito! faz fisioterapia de 2 a 6feira, fono 3 vezes por semana e terapia ocupacional 2 vezes. Estava fazendo hidroginástica 2 vezes, mas agora ele não quer mais ir... é difícil as vezes convencê-lo da importância dos tratamentos! Seu equilibrio foi muito afetado e a coordenação motora também, mas após muita terapia sua coordenação é quase como antes e o equilibrio está vindo devagar, antes andava de cadeira de rodas, depois o andador, agora anda de muleta e as vezes usa a bengala só do lado direito, que é o lado que foi afetado e anda um pouco sem apoiar em nada, mas ele tem muito medo de cair, mas é muito esforçado e não desiste. Sua fala é um pouco lenta, mas todos entendemos claramente o que ele fala. Suas alterações de humor melhoraram bem, claro que sem motivo aparente ele fica bravo de repente, mas logo passa, cada dia melhora mais, ele tem consciência do que aconteceu com ele, mas as vezes parece que não sabe a gravidade que foi, sua fase agora é de adolescente para adulto (e olha que ele passou pela de bebê), não sabemos como ele vai ficar, ainda é muito cedo para definir seu quadro, mas o importante é aceitar ele como ele está e dar muito amor... estimulalo sempre nas terapias, ser muito paciente e mais uma vez amar, amar, amar sempre. É difícil demais acreditar no que aconteceu, eu olho pra ele e procuro aquele de antes e as vezes não acho, mas meu amor por ele é muito maior do eu imaginava e da minha família também. Ele vai até casar em Outubro, dando continuidade nos planos dele... a vida não pode parar. Sou muito grata pela evolução dele e por ele está conosco novamente. Se alguém quiser contato é nlo_4@hotmail.com (Néia).

    ResponderExcluir
  21. Estava lendo sobre esta lesão e encontrei este blog, meu primo de 25 anos sofreu um acidente automobilístico e teve esta lesão. Hoje faz 11 dias do acidente, ele ainda está no hospital, porém com previsão de alta para este fim de semana, ele mexe pernas e braços porém ainda não abre os olhos. Mas eu creio num Deus que pode todas as coisas, e tudo tem um propósito debaixo dos céus. Assim como creio que o meu primo irá sair dessa, creio na melhora cada dia mais do Jorge. Que Deus continue dando forças a vocês e não esqueçam que Deus é o médico dos médicos e é a Ele que devemos entregar todos os nossos agradecimentos e pedidos.
    Neia

    ResponderExcluir
  22. Olá meu nome é Alexandre, sou tio de uma garotinha de 10 anos que sofreu um acidente de carro e do exame feito pela Santa casa daqui de campo Grande MS onde moramos constatou tb Lesão axonal, desde o acidente ela vem tendo melhoras, estava em coma induzido na CTI, mes depois ela esta no quarto da santa casa ainda se recuperando, com muita fé e oração sei que ela ira sair dessa, poque vem apresentando melhoras no quadro dela, com algumas sequelas, por parte de moviemnto mais isso com o tempo ela voltara ao seu normal... o mais importante é que ela esta viva e conosco assim como o Jorge, que Deus o abençoe e que isso nao passa de um grande susto para Nós. Deus abençoe a todos... amem.
    Se alguem quiser me dar mais informação sobre o quadro jorge pra que eu possa entender melhor o agravo, ficarei muito agradecido, meu email é ampporto@hotmail.com Tia da Izabela.

    ResponderExcluir
  23. oi meu nome é Angelo,minha irma sofreu um acidente de carro e os medicos disseram que ela sofreu uma lad,ela esta em coma a 13 dias gostaria de ter informaçoes com vcs para saber o processo pois nunca ouvimos falar antes desse caso q Deus abençoe vcs se puder ajudar meu email,msn e orkut é angelferprado@hotmail.com obrigado!!!

    ResponderExcluir
  24. Olá, meu nome é Cleusa , um grande amigo sofreu uma queda e hoje foi diagnosticado como LAD fiquei chocada e vim procurar o significado quando vi o caso do Jorge, e isso me deixou esperançosa .Gostaria de poder obter melhores informações do andamento do caso.
    Que Deus nos ajude e proteja nossos queridos amigos.
    cleusapianca@bol.com.br

    ResponderExcluir
  25. Olá, gostaria de saber como anda o Jorge, meu irmão sofreu um acidente de mote a 21 dias foi diagnosticado como LAD, mas DEUS como sempre maravilhoso, está o trazendo de volta, dia a dia vemos seus progressos, mas ainda estamos muito confusos com tudo, não sabemos quais as sequelas ele pode vir a ter, claro que esperamos e acreditamos que nosso maravilhoso DEUS irá cura-lo, mas gostaria de mais informações de quais tratamentos indicados para o caso, enfim se pudermos trocar informações ficaria contente.
    Abraços melhora JOrge, vc. é guerreiro.
    silviabastias@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  26. Olá
    Meu sobrinho, com 22 anos, sofreu um acidente gravíssimo, depois de 5 dias, conseguimos removê-lo para a UTI neurológica do HDB - Brasília, o diagnóstico é LAD II, estamos muito preocupados, pois não sabemos nada sobre.
    Estive lendo os seus relatos e me emocionei muito.
    Obrigada
    Silvana - silvana@oxente.net

    ResponderExcluir
  27. Olá, um parente sofreu um acidente automobilistico em junho 2010, diagnostico de LAD, esteve no CTI por mais de 60 dias, saiu com diagnostico de coma vigil para a enfermaria, traqueostomisado e gastrostomisado, porem apos alguns dias na enfermaria comecou a contactar com gestos e foi evoluindo cada dia mais, recebeu alta ja sem a traqueo porem manteve a gastro, hoje ele esta em casa,a evolucao dele e impressionante, ja esta se comunicando verbalmente, alimentando via oral, faz fisio 5x por semana e acompanhamento com a fonoaudiologia, a parte motora esta cada vez melhor muito em breve voltara a andar creio que a principio com um andador pois o lado direito esta otimo porem ainda a uma paresia do lado esquerdo. agradeço a DEUS pois so Ele sabe tudo que foi falado sobre o caso dele e todas as evoluçoes que aconteceram até hoje. espere que a recuperação do Jorge tambem esteja evoluindo de forma satisfatoria.

    ResponderExcluir
  28. OLÀ, LI SOBRE O JORGE E TODOS OS RELATOS ACIMA. GOSTARIA DE DIZER PARA TODOS QUE A LAD É MUITO RELATIVA, DEPENDE DO GRAU DA LESÂO, NO ENTANTO, ACREDITO QUE REVERSÍVEL COM O TEMPO, POIS TIVE A EXPERIÊNCIA DE ACOMPANHAR UM CASO DE PERTO: MEU NAMORADO SOFREU UM ACIDENTE DE MOTO EM MAIO/2010, NAO TEVE FRATURA, MAS TEVE DIAGNÓSTICO DE LAD GRAVE COM PREVISÃO DE COMEÇO DE RECUPERACAO PARA 180 DIAS, NO ENTANTO COM MENOS DE 1 MES JA LEMBRAVA DE QUASE TUDO E RECEBEU ALTA, COM DOIS MESES NAO TOMAVA MAIS NENHUMA MEDICAÇÃO E JA QUERIA VOLTAR A TRABALHAR MAS NÃO FOI LIBERADO PELOS MEDICOS, VOLTANDO AO TRABALHO A UM MES ATRÁS.HOJE 150 DIAS DEPOIS JA ESTA 100%, SÓ NÃO LEMBRA MESMO DO ACIDENTE.VEJO COMO UM MILAGRE, DEUS SEMPRE ESTÁ CONOSCO, NÃO PERCAM A ESPERANÇA E TENHAM FÉ SEMPRE. TUDO VAI DAR CERTO. BEIJOS...

    ResponderExcluir
  29. Olá, tenho um tio que sofreu um acidente automobilístico gravíssimo há 1 mês, ele tem o diagnóstico de LAD. Gostaria de ter informações sobre o tratamento que Jorge recebeu, estamos desesperados. Não há como não se emocionar com a evolução do Jorge. Temos fé que nosso tio irá se recuperar e ele mesmo entrar em contato com Jorge. Meu e-mail é keilafisiot@bol.com.br

    ResponderExcluir
  30. minha filha sofreu um acidente de carro dia 05 de junho e teve o diagnotico de lad grave mas graças a Deus esta se recuperando superando a cada dia graças a Deus nao acreditei nos medicos da terra e sim no medico maior Jesus

    ResponderExcluir
  31. Fabricio
    fabriciocadserv@hotmail.com
    meu priumo sofreu essa mesma lesao LAD grau 3
    ele está melhorando jah abre os olhos, gostaria de saber com anda a recuperçaõ do kiki, e saber como se procedeu todas as melhoras dele...me respondam por favor

    ResponderExcluir
  32. meu filho rogerio sofreu tce grvissimo pasou 25dias na utei graças ao meu jesus hoje ele esta otimo so falta andar lesoes axonal defuso hoje el fala tudo sabe tudo fica na intert atodo tempo el escreve le mota comp desmonta sai para todo lugar nao deixo ele preso el e lindo tem 31 anos so ficou lento mas omedico del disse gue ele ira adguiri mas tenhao fe como eu tive sou a mae dele fas um ano mas deus nos deu vitoria

    ResponderExcluir
  33. Olá família de Jorge que o médico dos médicos esteja com Jorge e todos d sua família hoje e sempre, meu irmão sofreu um acidente de carro a 21 dias e foi diagnosticado por TCE+LAD, mais graças ao senhor JESUS CRISTO cada dia que passa Júlio(meu irmâo)tem um movimento a mais reagindo cada vez mais até os médicos está confuso mais JESUS e assim mesmo ele confunde a medicina eu CREIO que JÚLIO ficara bem e jorge também creia em um deus vivo pois ele opera milagres pence positivo e acima de tudo fé em um DEUS que tuuuuudo pode Amém e me de notícias de Jorge. meu email( luana.kamilla@hotmail.com).

    ResponderExcluir
  34. MEU NOME É ANTONIO CARLOS RIBEIRO,TENHO 30 ANOS, EU TAMBÉM SOFRI UMA LAD DEVIDO A UM TCE GRAVÍSSIMO E UMA FRATURA IMCOMPLETA DA 3º VÉRTEBRA NO DIA 31/01/2010 QUANDO ESTAVA NO BANCO DO CARONA DE UM FORD KA, ONDE O MESMO SE COLIDIU NA TRASEIRA DE UM SCANIA, FIQUEI 17 DIAS EM COMA, 23 ENTUBADO, 31 NA UTI E AO TODO 48 DIAS NO HOSPITAL. QUANDO SAÍ DO HOSPITAL ESTAVA NUMA CADEIRA DE RODAS. HOJE GRAÇAS A DEUS ESTOU FAZENDO QUASE TUDO, DIRIJO NORMAL E ATÉ MUDEI A LETRA DE MINHA CNH PARA D, O ANO QUE VEM COMEÇO UMA FACULDADE, QUE PASSEI NO VESTIBULAR PRO CURSO DE DIREITO EM 1º LUGAR E CREIO EM DEUS QUE EM BREVE ESTAREI FAZENDO TUDO O QUE ANTES DO ACIDENTE EU FAZIA. ESTOU RELATANDO PARA COMPARTILHAR COM VOCÊ JORGE A MINHA VITÓRIA E QUE SEJA UM INCENTIVO A MAIS NA SUA RECUPERAÇÃO. UM GRANDE ABRAÇO. SE DEUS NOS PERMITIU EM CONTINUAR VIVO PORQUE TEMOS MUITA COISA A CUMPRIR NA TERRA.
    PARA MANDAR INFORMAÇÕES SUAS E RECEBER AS MINHAS AQUI ESTA O MEU E-MAIL: (antonicarl7@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  35. GENTE QUEM QUISER ME ADICIONAR EM VOSSOS E-MAIL, PARA NÓS TROCARMOS EXPERIÊNCIAS DE VIDA, EU QUE FIZ O COMENTÁRIO ANTERIOR E TODOS QUE TIVEREM INTERESSE EM MEU CASO ADICINA-ME. UM ABRAÇO A TODOS...

    ResponderExcluir
  36. OLÁ JORGE, PESSOAL..
    ESTOU COM MEU FILHO HOJE HÁ 15 DIAS NA UTI, SOFREU ACIDENTE DIA 27 DE DEZEMBRO/2010. ESTOU COM MUITA FÉ, DEUS ESTÁ NOS AJUDANDO A ENFRENTAR ESSA BARRA.
    PORÉM TENHO ALGUMAS DÚVIDAS E MEDOS, QUE GOSTARAI QUE ALGUÉM SE PASSOU POR ISSO PODE ME AJUDAR.
    MEU FILHO TEM 20 ANOS, ESTÁ NO QUARTO ANO DE DIREITO, É UM FILHO MARAVILHOSO.
    ESSE SOFREU VÁRIA PEQUENAS LESÕES, OS MÉDICOS, DIAGNOSTICARAM COMO LAD, ELE ESTÁ COM TRAQUIOSTOMIA, ONTÉM ABRIU OS OLHOS PELA PRIMEIRA VEZ, EMBORA PARECE ESTAR DISTANTE.
    O QUE MAIS ME PAVORA É QUE ELE SE AGITA MUITO, TREME O CORPO TODO E ESTÁ COM MUITA SUDORESE ( SUOR), GOSTARIA DE SABER SE ISSO É NORMAL, ACONTECEU COM ALGUÉM DE VCS, SE ISSO PASSA??? ELE PERDE MUITO LIQUIDO NO CORPO. NOSSA CIDADE É PEQUENA, INTERIOR DO PARANÁ, FRANCISCO BELTRAO. OS MÉDICOS MANTIVERAM ELE SEDADO, AGORA ESTÃO TIRANDO A SEDAÇÃO E ESTÁ ACONTECENDO ESSES TREMORES, SÃO MUITO FORTES.
    ELE TAMBÉM TEVE PNEUMONIA NOS DOIS PULMÕES, MAS ESTÁ SOB CONTROLE. POR FAVOR ME DEEM DICAS, ME AJUDEM, SERÁ QUE LEVO ELE PARA OUTRO CENTRO MAIOR, EXISTEm OUTROS TRATAMENTOS???
    O QUE POSSO FAZER POR MEU FILHO???

    ResponderExcluir
  37. Olá, meu nome é Priscila, e no dia 03/09/06 eu e minha família sofremos um acidente de carro, perdi meu irmãozinho de 3 anos e minha mãe teve essa mesma lesão. Ela ficou em coma, na UTI, depois no quarto e depois de uns 20 dias voltou para casa, porém se alimentava só através de sonda, não falava, não sentava, não andava, só ficava deitada, e aos poucos foi dando os sinais, ela apertava a mão, entres outras coisas. Fez fisioterapia um tempo, foi para a academia para ter equilibrio, e hoje vai na fonoaudiologa pois ela fala muito rápido e é dificil entender o que ela quer dizer, nós da familia conseguimos a entender, mas pessoas de fora é dificil para intender o que ela quer falar. Hoje já faz 4 anos e 4 meses do acidente, o médico falou que ela tem perda de memória recente, tanto que não lembra nem que teve o meu irmão que perdemos no acidente. ela lembra-se de tudo o que aconteceu na sua infancia, ve suas amigas que a vários anos não via e reconhece, mas logo depois do acidente tivemos que falar pra ela que eu e minha irmã eramos suas filhas, pq ela não lembrava... Aos olhos de quem a ve de fora ela é uma pessoa normal, só que ela não é aquela dona de casa como era, não tem iniciativa para fazer serviços por exemplo, se esquece das coiass muito fácil. Trocamos de neurologista faz uns 3 meses e ele disse que isso não tem o que fazer, tem que dar quebra-cabeça, caça-palavras, joguinhos assim para ela exercitar a memória para ter alguma melhora e que a única esperança é células tronco pq o cérebro fica acelerado até dois ou três anos depois do acidente, depois disso ele começa a ficar mais lento, e ai é muito mais difícil de conseguir uma melhora. O médico de antes deu remédios para ela ficar mais calma já que ela ficava nervosa com muita facilidade, e isso fez com que ela meio que ela não evoluisse muito. Claro, nossa, sem comparação o que ela ta hoje e logo depois do acidente, melhorooou muito.
    Para vocês que conhecem alguém que aconteceu esse acidente a menos tempo, de muito exercício para eles exercitarem a memória, pois quanto mais rápido a melhora, melhor serão os resultados futuramente.
    O médico atual dela é de Cascavel no Paraná, e ele disse que não tem nenhum tratamento mais avançado tipo em SP ou Curitiba ou em outro lugar. Alguém sabe de algum tratamento mais avançado para minha mãe. Se souberem falem aqui nesse blog, vou entrar sempre aqui agora.

    ResponderExcluir
  38. Olá hoje meu filho ainda está na UTI e o que mais me preocupa são os tremores e o suor excessivo, as contrações musculares. Alguém poderia me informar se passaram por isso, se acalma, como deve ser cuidado nesse momento, para acalmar.
    Ele perde muito peso.

    ResponderExcluir
  39. Olá meu nome é Rowan e meu amigo Volnei teve um TCE devido a rotação e colisão do veículo que ele dirigia. Os médicos diagnosticaram LAD. Ele ficou 21 dias em coma. Ele esta melhorando porém parece que ele tem perda de memoria recente. Ele esta se recuperando de uma escara na região sacra e esta voltando a andar e falar com dificuldade (fala baixo e as vezes enrolado). caso vcs possam me dar algum conselho para acelerar o processo de melhora dele favor colocar no blog e ou enviar email para mim. rowan.souza@volvo.com

    ResponderExcluir
  40. OLÁ FAMILIA DE JORGE
    ESPERAMOS QUE ELE ESTEJA A CADA DIA MELHOR.
    NOSSO NETO DE 20 ANOS A 72 DIAS TBÉM SOFREU LAD...SOU A MÃE DE DLEIZA QUE JÁ DEIXOU QUESTÓES NESSE BLOG NA INTENÇÃO DE OBTER MAIS INFORMAÇÕES....COMO É DIFICIL ENCONTRAR UMA RESPOSTA NESSE CASO, ESTAMOS SEMPRE PROCURANDO NOS COMENTÁRIOS UMA QUE NOS ALIVIE O MOMENTO QUE ESTAMOS PASSANDO.
    ACREDITAMOS NO PODER DE DEUS QUE É NOSSA FORÇA E CONTINUAMOS ACREDITANDO E CONFIANDO EM SUA RECUPERAÇÃO....HOJE RETIROU A SONDA, ESTÁ FAZENDO FISIO TODOS OS DIAS ICLUSIVE TERAPIA CRANIO SACRAL E FONO. ESTÁ FALANDO, MAS QDO QUER... TBÉM FALA BAIXO, TEM AINDA MUITOS MOMENTOS DE AGRESSIVIDADE, NÃO CONSEGUE SENTAR E ANDAR.
    TBÉM GOSTARIAMOS DE RECEBER ALGUMAS INFORMAÇÕES A RESPEITO DE QUEM PASSOU POR ISSO E SE TEMOS ALGUMA COISA A FAZER NOSSO IMAIL leochacararios@hotmail.com

    ResponderExcluir
  41. Olá!
    meu nome é Juliana e tenho uma irmã linda que se chama Tatiana, moramos em Araruama - Região dos Lagos - RJ. Quero também dividir com todos que LAD é uma lesão muito relativa. Minha irmã sofreu um grave acidente automobilístico em 24 de agosto de 2010, ficou em coma mais de 60 dias, começou abrindo os olhos, depois movimentando a mão, ficou durante 90 dias no CTI, total de 150 dias no hospital, tudo que está escrito nos comentários, ela passou por tudo, foi para casa com a gtt, já está se alimentando sozinha, faz fisioterapia 3x na semana, está muito lenta, parece que não lembra muito das coisas, ainda não anda, mas tem os movimentos total das pernas, fala algumas palavras, uma coisa que está ajundando a recuperação da Tati, é a sua filha linda de 2 anos - Isabella.
    Mas posso falar que DEUS sempre esteve ao lado da Tati, e que sem a unção do Senhor e vontade DELE, Tati não teria sobrevivido, um acidente gravíssimo que os médicos não acreditaram na vida.

    Meu Contato é jnjmoreira@gmail.com.

    Que Deus Abençõe ao KIKI e a todos.

    Amém.

    ResponderExcluir
  42. Que alento ler sobre a evoluçaõ do Jorge e de outros que sofreram essa lesão. Minha sobrinha Natália, 17 anos está em coma desde o dia 9/3/2011 devido a um acidente de carro. Uma linda menina que passou em Engenharia de Alimentos, na UFRGS e não pode ir nem no primeiro dia de aula.Está com as duas pernas quebradas, várias costelas e clavícula, mas o pior mesmo é a LAD. Os médicos do Cristo dizem que a chance de recuperação é remota e que ela apresenta sinais de deficiência locomotora. Ela se agita, sua e treme muito, o que acabam por sedá-la.Mas já respira sozinha e tem todas as funções do organismo funcionando. Esta com a traquio para poderem retirar secreções pulmonares. A febre causada por uma bactéria já cedeu. Ela já abre os olhos, mas ainda estão vidrados.
    Nossa maior angústia é dessa incerteza em não saber se ela retorna a vida, ou ficará assim, nesse coma superficial.
    Sabemos que ela "acordando" teremos outras fases a encarar, como fisio, fono, mas é isso que se espera. Que ela volte e possamos ajudá-la no que precisar.
    abs e esperanças a todos, que como nós, estão unidos na Fé, pela recuperação dos que amamos.
    Que DEus abençoe a todos!

    ResponderExcluir
  43. Meu esposo sofreu em acidente de moto em 02/12/2010 ficou 15 dias em coma, teve várias fraturas de face, e teve LAD em regiões importantes. Já está em casa se recupera bem, fala, anda um pouco sem equilíbrio, só que se deixar ele faz tudo de olho fechado...
    Mas com fé e orações tudo vai se resolver!!!

    ResponderExcluir
  44. Bom dia a todos,
    Nunca imaginei, esta sendo muito dificil...meu filho esta com LED na uti ha 14 dias...peço a Deus coragem para superar as dores meu Deus.
    Preciso de forças, forçcas,forçcas.... meu e-mail edileneembalagens@hotmail.com

    ResponderExcluir
  45. Espero que jorge esteja bem, eu nao tenho mais meu irmao, 31.08.03 ele foi atropelado num campeonato de motocross, ele era locutor e jornalista, infelizmente ele nao resistiu. Essa lesao, que ate hoje me faz procurar um porque, o levou, foi grau 2, dia 11.09.03 ele se foi deixando em mim um grande vazio, tinha apenas 37 anos, hoje lendo aqui alguns depoimentos,acredito que ele nao gostaria de viver sem falar, andar, abrir os olhos, enfim, realmente entendo que Deus sempre sabe o que faz. O meu amor por ele nao mudou, lembro dele todos os dias, todas as noites, e espero um dia reencontra-lo. Muitas felicidades à familia do jorge, que Deus lhes conceda o melhor para ambas as partes. meu e-mail willsete@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  46. oi, sofri no ano passado uma acidente de moto e tive lad, graças a deus nao tive menhuma sequela, so a perda da memoria de 2009 e 2010, fiquei em coma 4 dias, força pessoal nao percam a esperança, to na torcida abraço

    ResponderExcluir
  47. Olá pessoal! Meu noivo sofreu um acidente gravíssimo de moto e seu diagnóstico também foi LAD. Preciso muito de informações a respeito desta lesão e gostaria que quem souber do assunto ou já tiver passado por essa experiência, para entrar em contato no e-mail: natalia.benatti@bol.com.br
    pois eu e meus familiares estamos muito aflitos com esta nova realizade e penso que compartilhar informações pode nos auxiliar de alguma forma. Desde já agradeço. Abraços!

    ResponderExcluir
  48. olá pessoal bom dia fiz uma cirurgia de veia em junho de 2010,aconteceu q durante a cirurgia houve um erro médico e lesou um nervo . estou sofrendo muito com muitas dores na perna,e agora está aparecendo dor intensa na coluna,sinto choques na região da perna indo até as pontas dos dedos, queria se possível que algum médico de nervos me dissesse alguma coisa que pudesse me ajudar.meu e-MAIL nildamaiachaves@hotmail.com

    ResponderExcluir
  49. Boa tarde a todos. Vim relatar o que aconteceu com meu irmão a quatro anos,ele sofreu um acidente de moto e foi diagnosticado com LAD ,os médicos não deram muitas esperanças,e disseram q tinhamos que esperar, ele ficou 17 dias em coma induzida, era um sofrimento terrivel,pois os médicos nos disseram q se ele acordasse poderia ter graves sequelas , mas após 17 dias ele acordou, e ai veio a ansiedade de saber como ele estava. Saiu da UTI sem falar e sem os movimentos de um dos lados do corpo ,nào conseguia nem sentar,mas em 3 dias jã recebeu alta,foi para casa e graças a Deus com a fisioterapia em um mes ja estava praticamente normal,hj com 28 anos ,trabalha ,dirige normalmente,e leva uma vida normal.

    ResponderExcluir
  50. OLÁ FAMÍLIA DO JORGE
    QUE BOM LER E VER AS POSTAGENS DE COMO ESTÁ SE RECUPERANDO.
    NÓS TBÉM ESTAMOS MUITO FELIZES, POIS NOSSO NETO TBÉM ESTÁ SE RECUPERANDO , PASAM 10 MESES DO ACIDENTE E ELE JÁ ESTÁ NUMA BOA FASE.A ALGUNS DIAS RETORNOU AO TRABALHO NA FIRMA JUNTO COM SEU PAI NA PARTE DA MANHÃ...ASSIM LENTA CEDO E COMEÇA UMA ROTINA QUE ERA NORMAL PARA ELE ANTES.AÍ A TARDE CONTINUA AINDA COM ALGUMAS FISIOS, FONO E OUTRAS TERAPIAS ASSIM COMO ATIVIDADES FÍSICAS. ESTÁ MUITO INTERESSADO A RETORNAR AS AULAS NA FACULDADE DE DIREITO, MAS ISSO DEPENDE AINDA DA AVALIAÇÃO DA EQUIPE MÉDICA QUE ACOMPANHA....DO HOSPITAL SARAH KUBICHEK E DO NEURO LOCAL.POIS AINDA SE CANSA MUITO E USA MEDICAMENTOS CONTROLADOS. ELE SE MOSTRA UMA PESSOA MUITO ALEGRE, BRINCA COM TODOS, MAS SENTE MUITO A FALTA DOS AMIGOS....TINHA UMA ROTINA INTENSA E AGORA TUDO É MAIS LIMITADO PARA ELE. ESPERAMOS TBÉM COM A GRAÇA DE NOSSO BOM DEUS QE ELE SE RECUPERE E TUDO VOLTE AO NORMAL
    FORÇA A TODOS QUE BUSCAM NESSE BLOG ALGUMA RESPOSTA QUE LHES DE ÂNIMO.
    LEONILDE

    ResponderExcluir